Na manhã desta quinta-feira, 11, os 55 candidatos aprovados na primeira fase do processo seletivo para conselheiros tutelares que atuarão no Município de Socorro participaram da prova psicotécnica. A ação realizada pela Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Ação Social, em parceria com a Casa dos Conselhos, ocorreu no auditório da Secretaria Municipal da Saúde e teve como finalidade avaliar a postura social de cada um dos candidatos.
“O conselheiro tutelar atua na proteção social de criança e do adolescente e zela pelo direito à família, de acordo com o que estabelece o Estatuto da Criança e do Adolescente (Eca). Na ação de hoje, temos como meta a avaliação do psicológico de cada candidato, por meio do perfil, que é traçado de acordo com as respostas da prova. Nosso principal critério é verificar a saúde mental do indivíduo e prepará-los para lidar com as questões a nível de conselho tutelar”, destacou a psicóloga e avaliadora do exame psicológico, Daniela Ramalho.
Próxima fase
Ao todo, serão aprovados no teste psicotécnico cerca de 40 candidatos. “Os aprovados seguirão para o 3° momento do processo seletivo, que é o voto popular. Nessa fase, os candidatos apontam qual a microrregião que ele pretende atuar e faz campanha junto à população”, explicou a presidente da Comissão Eleitoral do Conselho Tutelar de Socorro, Adriana Gomes.