Na semana de 18 a 22 de maio, os alunos que integram o Peti do Marcos Freire 3 participaram da Semana da Alimentação Saudável. Durante o evento foram trabalhadas noções da pirâmide alimentar, que é um esquema gráfico que distribui os vários tipos de alimentos e as proporções que devem ser ingeridas nas refeições, é usado como roteiro para uma alimentação saudável.
A intenção da atividade foi ensinar as propriedades dos alimentos às crianças, estimulando-as a realizar a montagem da pirâmide com material EVA. “Demos uma explicação geral e depois convidamos as crianças a montar a sua própria pirâmide. Notamos que muitos aprenderam e foram convidados também a explicar aos demais”, explica Andreza Melo de Araújo, nutricionista da Assistência Social.
De acordo com ela, na ocasião, foi realizada também a pesagem, a medição da altura das crianças e calculado o IMC (Índice de Massa Corporal). “A maior parte das crianças estão com o estado de nutrição normal, poucos com sobrepeso e outros com risco de desnutrição. Estamos avaliando como iremos orientar os pais. Eles precisam estar cientes para nos auxiliarem a reverter a fim de mudar esses quadros mais graves. Por hora, enviamos um planfleto sobre alimentação saudável para a casa dos alunos”, informa Andreza.
Culminando o trabalho, no último dia 26 de maio, foi realizada uma feira sobre alimentação saudável.