Início Assistência Social I Fórum Municipal da Pessoa com Deficiência acontece em Nossa Senhora do...

I Fórum Municipal da Pessoa com Deficiência acontece em Nossa Senhora do Socorro

46
0

 

Nesta sexta-feia, 23, aconteceu, em Nossa Senhora do Socorro, o I Fórum Municipal da Pessoa com Deficiência. O evento aconteceu no auditório da Praça da Cultura Cantor Rogério, no Conjunto Marcos Freire I, e reuniu entidades, autoridades, profissionais da área e a comunidade. A solenidade foi abrilhantada pelo coral da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Socorro.

O secretário Municipal de Educação, Carlos Cunha, explicou a importância da realização do Fórum. "Aqui, discutimos diversas temáticas nas áreas da educação, da assistência social e da saúde. O objetivo é fortalecer a rede em relação ao atendimento às pessoas com deficiência". Ele também falou do importante trabalho que vem sendo realizado, em Socorro, na educação inclusiva, referência de qualidade no Estado. "No atendimento especializado às crianças portadoras de necessidades especiais, Socorro é pioneira e tem sido referência para outros municípios”, destacou Cunha.  

A comunidade que prestigiou o evento, também ressaltou a sua importância. Foi o que declarou a dona de casa Maria de Fátima. "Tenho um filho que estuda na Apae de Socorro. Mesmo não morando no Município, faço questão de acompanhá-lo e estar sempre por dentro dos seus direitos na sociedade", afirmou. 

 

Fórum 

O I Fórum Municipal da Pessoa com Deficiência de Nossa Senhora do Socorro abordou o tema ‘O fortalecimento da rede de atendimento à pessoa com deficiência’. Uma iniciativa do Ministério Público Estadual junto à Prefeitura. Durante todo o dia, foram discutidas importantes temáticas, a exemplo da atualidade e a perspectiva da saúde da pessoa com deficiência, a política educacional e de proteção social e especial para pessoas com deficiência. 

O representante do Ministério Público do Estado, o promotor Luis Fausto Valois, explicou, durante o evento, os direitos reservados a eles. "É uma parceria que nos leva a discutir sobre propostas e medidas pela garantia dos direitos fundamentais da pessoa com deficiência. É importante trazê-los para o nosso convívio, explicar sobre a lei da acessibilidade, o que serve igualmente para um idoso e para a comunidade em geral", disse. 

 

Presenças 

Estiveram presentes na solenidade o vereador de Aracaju, Lucas Aribé; o procurador geral do município, Dan D'avila e a adjunta da pasta, Carol Barreto; a secretária de Assistência Social, Iara Maria, além de representantes do conselho tutelar, das organizações privadas e públicas e Rosana Carla do Nascimento Givigi, palestrante do Fórum. 

COMPARTILHAR