Na tarde de segunda-feira, 09, a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Secretaria da Assistência Social, realizou uma palestra tendo como tema as campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul. A palestra, que ocorreu na Casa do Idoso, no Marcos Freire III, teve como público-alvo os idosos do Grupo Ativo da Melhor Idade.
Para abordar um tema tão importante, como a prevenção contra o câncer de mama e o câncer de próstata, foi realizada uma parceria com acadêmicos do curso de Enfermagem da Faculdade Estácio/Fase que estão estagiando no Posto de Saúde Otaviana Matos, no Marcos Freire III. Eles levaram todas as informações sobre o assunto para esclarecer as dúvidas da comunidade.
“Como é início do mês, resolvemos juntar o Outubro Rosa com o Novembro Azul e realizar uma mesma palestra. Vamos falar do câncer de mama, que é um dos que mais mata a mulher. Da importância da prevenção e da realização do exame que detecta a doença precocemente. Vamos explicar como realizar o autoexame e também vamos agendar o exame clínico para todas elas. Vamos falar também do câncer de próstata, que é um câncer silencioso. O exame de toque ainda é um tabu muito grande entre os homens, mas é extremamente necessário a partir dos 40 anos”, explicou a professora do curso de Enfermagem da Estácio/Fase.
A palestra também contou com a participação de integrantes do Mulheres de Peito, grupo formado por 130 mulheres que receberam o diagnóstico inicial de câncer de mama e algumas delas, atualmente, já desenvolveram a doença em outras regiões. As representantes do Mulheres de Peito levaram depoimentos sobre as experiências vivenciadas e também reafirmaram a importância da prevenção.
“Quando começamos com esse grupo éramos apenas quatro mulheres que trocavam nossas experiências e angústias através de um grupo no Whatsapp. Hoje, tomamos uma proporção muito grande e levamos nossas histórias para outras pessoas. É um trabalho de informação e prevenção tanto contra o câncer de mama, quanto o câncer de próstata. Mostrando para essas mulheres a importância do autoexame e também tentando minimizar esse tabu que existe entre os homens quando se fala no exame de toque”, ressaltou a coordenadora do Mulheres de Peito, Aline Souza.
A coordenadora do Grupo Ativo da Melhor Idade, Gildete Souza, explicou como surgiu a ideia de levar a palestra para a comunidade do Marcos Freire III. “Assisti à uma palestra das meninas que fazem parte do Mulheres de Peito. E, através dos depoimentos que eu ouvi, fiquei muito sensibilizada. Resolvi que tinha que trazer para que a comunidade do Marcos Freire III ouvisse as histórias de luta e de fé dessas mulheres. E que isso motive todos a se cuidarem mais. Agradecemos muito à Prefeitura de Socorro pelo apoio na realização desse evento tão importante para a comunidade”, enfatizou.
A dona de casa Maria Élida Santos França, integrante do Grupo Ativo da Melhor Idade, adorou a iniciativa. “Dona Gildete trouxe esse evento para esclarecer as nossas dúvidas e mostrar que devemos sempre estar em dia com os nossos exames e a importância de cuidar da nossa saúde”, completou.