Em solenidade realizada na Câmara Municipal de Socorro, na manhã deste domingo, 10, o prefeito Fábio Henrique empossou os novos conselheiros tutelares do Município. Ao todo, tomaram posse 20 conselheiros tutelares e suplentes eleitos em outubro de 2015 para representar os quatro distritos de Nossa Senhora do Socorro. Escolhidos pelo voto popular, os novos conselheiros têm a missão de preservar os direitos das crianças e dos adolescentes.
Compondo a mesa, ao lado do prefeito Fábio Henrique, estavam a primeira-dama e deputada estadual Silvia Fontes; a secretária municipal da Assistência Social, Iara Oliveira; o promotor de Justiça da Vara da Criança e do Adolescente, Luis Fausto Valois; a presidente da Câmara de Vereadores, Maria da Taiçoca; a presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Josimary dos Santos, a presidente da Comissão Eleitoral, Damaris Ramos e o deputado federal, Jony Marcos.
No ato de posse, o prefeito Fábio Henrique ressaltou a responsabilidade do papel de um conselheiro tutelar. “Vocês passaram pelo vestibular mais difícil que existe, que é o vestibular das urnas e viram o quanto é difícil conquistar um voto. Mas vocês ganharam essa chance da população. Quinze mil pessoas saíram de suas casas para escolher vocês, demonstrando uma participação ativa da sociedade socorrense. Vocês tem uma missão muito difícil, pois só serão chamados em momentos de crise. Temos hoje um efeito catastrófico nas famílias, principalmente, por causa das drogas. Portanto, não é uma missão fácil, é de muita responsabilidade. Mas, tenho certeza de que vocês vão fazer o trabalho que os foi confiado com muito amor e zelo, pois vão lidar com o que temos de mais importante: a família”, afirmou.
A primeira-dama e deputada estadual, Silvia Fontes deixou um pedido para que os conselheiros olhem pelos jovens do Município e disse que vai acompanhar o trabalho de perto. “Desejo muito sucesso e que todos os dias vocês lembrem a importância do trabalho de vocês. É um tarefa muito difícil, pois vocês lidam com a dor e o sofrimento do outro, mas também é muito gratificante. Tenho certeza de que vocês vão realizar um trabalho brilhante para que nossos tenham um lindo futuro pela frente”, enfatizou.
A secretária municipal da Assistência Social, Iara Oliveira destacou a importância de desenvolver trabalhos com os jovens. “Vocês precisam buscar uma sociedade diferente e isso só é possível fazendo um trabalho de conscientização sempre buscando ajudar esses jovens para tentar minimizar os problemas da nossa sociedade. Quando mostramos ao jovem que existe outro caminho, a tendência é melhorar. Não podemos esquecer que os jovens são o futuro do nosso Município, são eles que estarão à frente da sociedade. O jovem é a peça fundamental dessa transformação. Se cada conselho assumir essa responsabilidade de trabalhar o jovem, com certeza teremos um futuro melhor para Socorro”, acredita.
O promotor de Justiça da Vara da Criança e do Adolescente, Luis Fausto Valois, também reiterou a função do conselheiro tutelar junto à sociedade. “Deixo aqui meu conclave para que a gente se una em prol de políticas a favor dos direitos das crianças e dos adolescentes. Alguns conselheiros empossados hoje já sabem da importância desse trabalho, pois já estiveram nessa função, outros estão aqui pela primeira vez e precisam ter ciência que o trabalho do conselheiro tutelar salva vidas. Nós não podemos ensinar como ser pai e mãe, mas podemos e devemos orientar as famílias. Quero pedir aos conselheiros que se lembrem do meu apelo, pois o futuro de Nossa Senhora do Socorro depende de como vamos cuidar das nossas crianças e adolescentes”, ressaltou.
Ciente da responsabilidade que tem nas mãos, a conselheira tutelar Andréa Lima Silva, eleita para o 4º Distrito, não escondia a alegria. Ela disse estar pronta para ajudar os menores. “A gente traz esse momento como um momento de conquista. Essa foi a oportunidade que a sociedade nos deu de orientar e ajudar nossas crianças e adolescentes. A responsabilidade de cuidar e educar é dos pais e nós temos a obrigação de mostrar o melhor caminho”, explicou.
Outro conselheiro empossado foi José Ricardo dos Santos, do 3º Distrito, que estava ansioso para começar os trabalhos. “A expectativa é muito grande. Sou evangélico e já trabalhava com jovens, mas nunca tinha tentado ser conselheiro. Espero desenvolver um bom trabalho e atender ao chamado de resolver os problemas das crianças e adolescentes do nosso Município”, completou.
Presenças
Prestigiaram a solenidade de posse os secretários do Transporte e Serviços Urbanos, Klewerton Siqueira; da Administração, José Menezes e o adjunto da Assistência Social, Pedro Monteiro. Além dos vereadores Jairo Joaquim, Joel Fontes, Paulo do São Braz, Aldon, Zé Hilton, Santos, Alan Mota e Paulo da Piabeta.