O clima junino tomou conta do Ginásio do Sesc do Marcos Freire II, em Nossa Senhora do Socorro, na manhã desta quinta-feira, 16. Comidas típicas, concurso de quadrilha, banda de forró e até correio do amor foram alguns ingredientes da festa junina promovida pela Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Secretaria da Saúde, para os usuários dos Centros de Atendimento Psicossocial – Caps.
A festa reuniu os usuários das quatro unidades do Caps do Município: Janser Carlos e Ana Bita, localizados no Marcos Freire I; São Domingos Sávio, no Marcos Freire II e Rogalício Vieira, no Parque dos Faróis. A rede atende cerca de 1.500 usuários ao todo. Além disso, o Forró dos Caps também integrou os moradores das oito residências terapêuticas do Município, que abriga os antigos moradores do Abrigo Garcia Moreno.
O Arraiá ficou completo com o concurso de quadrilha promovido entre os participantes da festa, que reuniu familiares e amigos dos usuários. Ao som da banda Joia Rara, a festa também teve concurso da Rainha do Milho, casamento caipira e apresentação dos funcionários que fazem a rede de Caps no Município.
“Costumamos comemorar os momentos culturais mais marcantes da comunidade que eles vivem. E o São João é uma das datas mais importantes para nosso Município. Nesses momentos, buscamos a integração e a socialização desses usuários. Aqui, eles trazem familiares e amigos, saem daquele cotidiano que vivem, além de proporcionar momentos de recreação e alegria a essas famílias”, ressaltou a coordenadora de Saúde Mental da Secretaria da Saúde, Elizabeth Lima.
O médico psiquiatra, Alexandre Agacir, responsável pelas capacitações e reuniões técnicas com a Rede de Caps, falou da importância desses eventos. “Esse momento é muito importante para os usuários. Todo ano essa festa é realizada e já virou uma tradição. Aqui não tem diferença entre usuários, servidores e familiares, pois é feita uma grande integração. É um momento de alegria e descontração para todos”, explicou.
A usuária Patrícia Rocha, moradora do Conjunto João Alves, é atendida pelo Caps Janser Carlos e elogiou a organização da festa. “Todo ano eu venho e é muito organizado. Eu amo São João, então, é muito gratificante pra mim poder curtir um momento com esse ao lado de amigos e de uma equipe tão dedicada”, afirmou.
O usuário José Odélio dos Santos, atendido pelo Caps Rogalício Vieira, também falou da alegria em participar da festa. “É um momento de felicidade muito grande, pois nós só temos esse momento para curtir o São João. Então, aproveitamos muito esse momento de alegria”, completou.