Localizado na sede do município de Nossa Senhora do Socorro, o prédio Garcia Leite, que funcionava como anexo à Secretaria Municipal da Cultura, foi encontrado, pela nova gestão, em total desordem e sem condições para o trabalho. De forma integrada, a Defesa Civil Municipal e a Secretaria da Cultura tomaram as providências cabíveis para retomar a plena utilização do imóvel, realizando a vistoria e a interdição do prédio.
“Assim que assumi a Secretaria fiz um levantamento de todos os prédios anexos à Cultura. Ao adentrar no espaço Garcia Leite verifiquei que estava em total desordem, inclusive com alguns documentos destruídos e a estrutura apresentava riscos de desabamento. Então, solicitei à Defesa Civil que fizesse uma vistoria no local e, imediatamente, eles me passaram o relatório solicitando a interdição”, relatou o secretário da cultura, Natan Reis.
Para o coordenador da Defesa Civil, José Hercílio, o prédio apresenta uma estrutura imprópria para o trabalho, pois expõe os servidores e cidadãos ao risco de desabamento. “Em conjunto com um engenheiro e um bombeiro civil fizemos a vistoria no prédio e verificamos as falhas na estrutura. Então fizemos um registro fotográfico e demos o parecer que não há condições de se trabalhar naquele local, que permanecerá inutilizado até que a sua recuperação seja realizada”, descreveu.
Mais cultura para os socorrenses
Foi pensando em valorizar a cultura de Nossa Senhora do Socorro, que a nova gestão municipal, através da Secretaria da Cultura, elaborou um calendário com projetos e atividades que serão executados durante esse ano. A ideia é ampliar e proporcionar mais eventos culturais aos socorrenses.
“É preciso pensar a cultura de forma mais abrangente, participativa e popular. Fizemos um calendário cultural e, se a cultura antes era resumida ao forró siri, a partir desse ano ela será ampliada. Iremos valorizar as tradições do município, os movimentos culturais, oportunizando espaços para os movimentos folclóricos e populares. O socorrense pode esperar muita coisa boa dessa nova gestão”, afirmou o secretário de Cultura, Natan Reis.
Fotos: Antonio Carlos