Início Educação “A Hora do Faça Bonito”:   Ação pedagógica conscientiza acerca da importância do...

“A Hora do Faça Bonito”:   Ação pedagógica conscientiza acerca da importância do enfrentamento das diversas formas de violência

281
0

Discussões, reflexões, palestras e muito aprendizado marcaram a quinta-feira, 26, durante as atividades realizadas nas unidades de ensino da Rede Municipal de Nossa Senhora do Socorro. As ações integram programação do Programa “A Hora do Faça Bonito”. Com o intuito de atender ao proposto na iniciativa, as escolas na última quinta-feira de cada mês, fazem uma paralisação em suas atividades, de 40 minutos nos turnos matutino e vespertino,  para realizar uma abordagem direta junto aos estudantes para conscientizar acerca do enfrentamento das diversas formas de violência.

De acordo com a coordenadora da Escola Municipal Nair Menezes Santos, localizada no Marcos Freire I, Acácia Maria Soares dos Reis Santos, os estudantes gostaram e demonstraram interesse pelas atividades. “Trabalhamos a ação com cunho pedagógicos. Para isso, usamos o gênero textual História em Quadrinhos com a leitura da  Revista Quebrando Silêncio a História com o tema: Não tem conversa”, apresentou, ao comentar que fez uso de atividades lúdicas para abordar a temática.

A professora da Escola Municipal Mariana Prado Vasconcelos, Renata Santana Anjos de Andrade, conduziu as atividades na turma do 5° na unidade de ensino. “Assistimos um vídeo e logo em seguida discutimos sobre o assunto e suas formas de prevenção”, disse, ao comentar que explicou aos estudantes que caso aconteça situações de abuso ou assédio eles devem procurar alguém de confiança para conversar.

Atividades pedagógicas

Além das palestras, as intervenções pedagógicas contam com roda de conversa, explicação sobre as diferenças entre abuso e assédio sexual, peça teatral e vídeos educativos. “Utilizando uma linguagem lúdica é possível trabalhar uma temática delicada com as crianças de forma descontraída, interativa e sem causar nenhum tipo de constrangimento aos estudantes”, afirma a professora da Escola Municipal João Paulo II, Ingrid Portela.

Envolvimento dos alunos

Para Emylle Souza, aluna do 5° ano, da Escola Municipal Mariana Prado Vasconcelos, localizada nos Parques dos Faróis, afirmou que esta ação é muito importante. “Infelizmente muitos casos acontecem e uma atividade como essa no espaço escolar é importante para a prevenção”.

 

O seu colega, Alexandro da Silva Ferreira,  também do 5° ano, elogiou a iniciativa. “Estou gostando muito dessa intervenção. A professora Renata explica bem”, declarou.

 

 

Conforme reforça a professora Edilde Oliveira, diretora da Escola Municipal Mariana Prado Vasconcelos, a Semed presta todo o apoio necessário. “Quando os alunos têm acesso às informações e conhecimento é um passo importante para promover a proteção”, frisou. De acordo com ela, a escola tem um papel necessário e decisivo no que se refere ao enfrentamento da enfrentamento à violência e abuso sexual.

 

 

A Hora do Faça Bonito

A campanha Faça Bonito é realizada nacionalmente, representada por uma flor amarela, que simboliza o cuidado e a proteção que devemos ter com as meninas e meninos. Em Nossa Senhora do Socorro, a Prefeitura, por meio das ações da Secreta Municipal de Educação (Semed), em parceria com as Secretarias Municipais de Assistência Social (SMAS),  de Saúde (SMS), lançaram a iniciativa a “A Hora  do Faça Bonito”. Trata-se de uma ação estratégica de prevenção, de caráter intersetorial para publicizar e mobilizar a sociedade socorrense comprometendo-a com a responsabilidade da proteção da criança e do adolescente.

Embora o Faça Bonito seja uma campanha de enfrentamento à violência sexual praticada contra a criança e o adolescente, o Programa ‘A Hora do Faça Bonito’ está voltado também para o enfrentamento da violência doméstica, incluindo mulheres e idosos.

Ações

A iniciativa tem como público-alvo operadores da Educação e alunos, famílias e usuários dos equipamentos da Assistência Social e da Saúde. Para subsidiar a atividade, os técnicos de referência utilizam material impresso de disseminação dos aspectos relacionados as diferentes formas de violação sexual praticada contra crianças e adolescentes.  Além disso, serão informadas as estratégias de noticiamento, com a revitalização do formulário do Sistema de Aviso Legal por Violência Contra Criança e o Adolescente (Salve).

Confira a galeria:

COMPARTILHAR