Na da tarde desta terça-feira, 18, a Prefeitura de Socorro, por intermédio da Superintendência Municipal de Trânsito Transporte (SMTT), realizou uma ação, dentro do Shopping Prêmio, para conscientizar lojistas e consumidores sobre a existência da lei estadual n° 8.522/19, que obriga os órgãos públicos e privados a darem preferência no atendimento às pessoas com autismo, e também sobre a lei municipal n° 1.494/21, que dá prioridade de estacionamento em vagas preferenciais.
A ação intitulada “Cidade Inclusiva” contou com a participação de servidores da SMTT, do presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPcD), Samuel Fernandes, e de um grupo de mães atípicas. Durante a atividade os participantes colaram cartazes e distribuíram panfletos informativos sobre os direitos.
Uma das mães que participou da ação foi a manicure Deise Soares, que falou sobre a importância da atividade. “Uma criança autista não tem paciência de esperar em uma fila, por exemplo. Hoje está sendo bastante gratificante, pois era algo que a gente buscava aqui em Nossa Senhora do Socorro”, diz.
“Essa ação vem para reforçar o trabalho que já é desenvolvido pela SMTT, que já faz há alguns anos a confecção do cartão de estacionamento e da carteirinha que dá direito à preferência em estabelecimentos. Quem ainda não tem a carteirinha, deve ir até a SMTT para fazer as carteirinhas”, disse o superintendente da SMTT, Bruno Rezende.
Para obter a carteirinha é necessário ir até a sede da SMTT, localizada na Avenida Um do conjunto João Alves, de segunda-feira a sexta-feira, das 8 às 14 horas, com os seguintes documentos: laudo médico com o CID, foto 3×4 da criança, documento pessoal da criança e do responsável e comprovante de residência.