Início Assistência Social Ação extensiva: jovens socorrenses participam de curso para uma melhor performance profissional

Ação extensiva: jovens socorrenses participam de curso para uma melhor performance profissional

91
0

 

A Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), realizou, nesta sexta-feira, 17, no Centro Cidadão Alcides Fontes, no Conjunto Jardim, a execução da “Ação extensiva: Formação de Currículos e Participação em Entrevistas de Emprego”, para os jovens socorrenses que realizaram os cursos de Informática Básica, Qualidade no Atendimento e Limpeza Básica, disponibilizados em parceria com o Serviço de Aprendizagem Comercial (SENAC) e com o apoio da Secretaria Municipal do Trabalho (Semtrab).

A ação é fruto do olhar atento da Prefeitura junto aos jovens que já receberam a capacitação profissional pelos Programas “Travessia de Vida” e “Saber Viver”, que têm por objetivo tirar os socorrenses da situação de vulnerabilidade por meio da qualificação profissional. A parceria da SMAS proporciona conhecimentos e ferramentas para quem busca um emprego formal ou deseja alcançar espaço no empreendedorismo.

A coordenadora de Inclusão Produtiva da SMAS, Aline Tiara, explica que a ação é mais uma ferramenta para ajudar na inserção profissional dos jovens, pois o mercado de trabalho está cada dia mais exigente. “Nós firmamos uma parceria para que consigamos ofertar essa oficina no mínimo 4 vezes ao ano, para que toda vez que tenhamos encerramento de turmas, os jovens possam passar por essa capacitação e consigam destacar-se no mercado”, destaca.

A instrutora de formação profissional do SENAC, Edelfrancla Gomes, orientou os jovens durante a ação e destacou que é preciso atentar-se ao currículo impresso e também ao online. “Pense estrategicamente, pois o currículo é um documento pessoal e intransferível que chega primeiro nas seleções de emprego. Então o jovem precisa ficar atento para não cometer um erro tão comum que é produzir um único currículo para sair distribuindo de maneira aleatória”, deixa como dica.

Programas “Travessia de Vida” e “Saber Viver”

Os projetos “Travessia de Vida” e “Saber Viver” são realizados por meio da SMAS, com apoio do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). As iniciativas possuem o objetivo de oferecer maiores oportunidades de capacitação profissional para os jovens e as famílias socorrenses. Podem participar dos Projetos, jovens a partir de 14 anos nos cursos do “Travessia de Vida”, e a partir dos 16 anos para os cursos e oficinas do “Saber Viver”.

COMPARTILHAR