Início Educação Ações executadas nas escolas da Rede Municipal de Ensino são apresentadas aos...

Ações executadas nas escolas da Rede Municipal de Ensino são apresentadas aos representantes das organizações sociais

243
0

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Departamento de Gestão Escolar, por intermédio do Serviço de Protagonismo Juvenil, realizou na manhã da última sexta-feira, 04, no auditório do Complexo Pedagógico e Administrativo da Educação, localizado em Nossa Senhora do Socorro, a Reunião com as Organizações da Sociedade Civil. O objetivo do encontro foi estabelecer diálogos com os representantes e apresentar as ações executadas nas unidades de ensino da Rede Municipal de Educação.

Durante o evento, a secretária Municipal de Educação, professora Josevanda Mendonça Franco, destacou que é necessário valorizar as lideranças das escolas e incentivar o protagonismo juvenil. “Reconheço a importância de fortalecer as lideranças. Neste contexto, é preciso aprimorar as técnicas”, afirmou, ao destacar a relevância de momentos de discussões, reflexões e trocas de conhecimentos com os representantes das Organizações Sociais.

O coordenador do Serviço de Protagonismo, Jonathan Hora, destacou que a Semed tem o entendimento que os alunos são protagonistas. “O nosso trabalho é incentivar o protagonismo, estamos prestando orientações para implementação dos grêmios estudantis. Para isso, os próprios alunos estão elegendo os líderes das turmas. É preciso que cada vez as escolas estabeleçam espaços para o diálogo com os alunos”, disse, ao explicar que no primeiro momento essa ação é realizada em oitos escolas dos anos finais do Ensino Fundamental.

Implementação dos grêmios estudantis

O Serviço de Protagonismo, neste primeiro momento, realiza um trabalho para implementação dos grêmios nas seguintes Escolas Municipais: Apulcro Mota, Gentil Dalton, João Teles, Honorina Costa, João Garcez, Neuzice Barreto de Lima e Jose do Padro Franco.

“Para nós, do movimento estudantil, é positiva a criação dos grêmios estudantis. Além de ser um direito assegurado por Lei, a escola é o primeiro espaço para o aluno se reconhecer como sujeito cidadão – tanto de direitos, quanto de deveres -, assim com as responsabilidades os jovens se sentem pertencentes àquele ambiente”, ressaltou a presidente da União Sergipana dos Estudantes Secundários de Sergipe (Uses) Lizandra Dawany.

Segundo o coordenador do Departamento de Arte e Educação da Secretaria Municipal de Educação de Aracaju, Rivaldino Santos, incentivar o protagonismo juvenil é uma forma de promover avanços no cenário educacional. “Quando há o protagonismo juvenil desperta nos estudantes o sentimento de pertencimento e como consequência eles valorizam e cuidam do espaço escolar”, disse.

Encontro

Durante a reunião, Jonathan Hora, explicou que o Serviço de Protagonismo Juvenil tem como objetivo fortalecer a relação da gestão escolar com os estudantes. “Para isso é preciso incentivar a organização, participação democrática e conscientização estudantil dentro e fora das unidades de ensino”, reconheceu.

Para o coordenador da Central de Penas Alternativas, da Secretaria da Justiça, Cláudio Viana, a Semed tem uma visão da sua responsabilidade social. “A Secretaria reconhecer que é eficaz fazer gestão de dentro para fora, ou seja, é fundamental construir o debate e conhecer os anseios dos alunos”, finalizou.

COMPARTILHAR