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Alunos da Educação Inclusiva participam de confraternização

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Cerca de 72 estudantes da Educação Inclusiva participaram da confraternização natalina que marcou o encerramento das atividades do ano letivo de 2011. O evento aconteceu no Centro Cultural Gilson Prado Barreto, nesta terça-feira, 20, e contou com a presença de pais, alunos e professores do Atendimento Educacional Especializado – AEE. Na oportunidade, estudantes surdos realizaram apresentações de danças e coral. A rede municipal de ensino atende a crianças e adolescente de 2 a 16 anos.

Ao todo, a Secretaria de Educação atende a cerca de 150 crianças na rede municipal de ensino segundo o Censo Escolar 2010. São jovens com déficit intelectual, visual, auditivo, Transtornos Globais e Desenvolvimento – TGD –, auto habilidades (super dotação). A rede municipal atualmente possui duas salas de recursos multifuncionais; uma na Escola Mariana Prado Vasconcelos, no Parque dos Faróis e outra na Escola Chapeuzinho Vermelho, na sede da cidade.

Para a coordenadora de Educação Inclusiva do município, Ana Maria dos Santos, esse é o momento de elevar a auto-estima dos alunos. “Os nossos alunos recebem atendimento psicológico e psicopedagogo, além de todos os recursos que as salas de aulas já possuem. Este também é um momento de mostramos para os pais e para toda a sociedade as ações desenvolvidas durante o ano”, frisou. A coordenadora acrescentou que pensar em política inclusiva já é um desafio e colocá-la em prática é uma conquista.

De acordo com a professora da rede, Mônica Oliveira da Silva, o objetivo maior é superar as barreiras educacionais impostas aos alunos com deficiências. “Todos nós nascemos para vencer. Aproveitamos as potencialidades de cada aluno e desenvolvemos suas habilidades. Em apenas dois anos de trabalho alcançamos resultados brilhantes”, acrescentou.

Familiares

A dona de casa e mãe de um aluno com necessidade especial, Fátima Tavares de Jesus, 36, aprovou o trabalho da escola e agradeceu a evolução de seus filhos. “Minha filha vem evoluindo bastante. Iniciei de meu filho com apenas seis meses de vida e hoje com sete anos os resultados são satisfatório. Agradeço a toda a equipe da escola e a prefeitura pelo carinho e atenção que depositam nas crianças especiais”, elogiou.

Iniciando a vida escolar no ano 2011, a estudante Rayane Bispo, 11, evoluiu bastante no aprendizado e melhorou na socialização. Os conceitos básicos, as cores, as sequências numéricas, esquema corporal, coordenação motora e a relação número quantidade de um a seis são atividades que já fazem parte de sua rotina escolar.

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