Na ultima sexta-feira, 9, os alunos da Escola Municipal Padre Pedro comemoraram o Dia do Estudante em bom estilo. Eles prepararam junto com os professores um sarau de poesias e apresentações musicais. A tarde comemorativa reuniu todos os alunos da escola em torno de um exercício do Projeto Estudante Poesia.
Para fugir da rotina, a diretora da escola, Luciana dos Santos, optou por fazer, esse ano, uma comemoração foi dedicada ao conhecimento. “Todos os anos levamos os alunos para passear nessa data. Dessa vez, decidimos adentrar ao projeto e fazê-los conhecerem mais sobre o que é a poesia. Aproveitamos e também montamos um coral. Nosso intuito foi levar mais conhecimento aos alunos”, falou.
A abertura da comemoração ficou por conta do coral. Formado por cerca de 20 alunos, o grupo cantou a música Coração de Estudante e encantou os presentes. Integrando o coral, a estudante do 5º ano, Aysla Alana, falou que aprende muito com as atividades. “Eu gosto muito de participar dos projetos da escola, principalmente, do coral. Através dele, eu e meus amigos nos entrosamos mais”, falou.
A declamação dos poemas teve início com a apresentação dos alunos do 2º ano que falaram sobre Manoel Bandeira. Um dos estudantes, Wendel Bastos, disse ter gostado muito da iniciativa da escola. “É muito bom aprender mais sobre o que é poesia e sobre como escrever. Gostei muito”, disse. O colega Luiz Felipe é da mesma opinião. “Aprendemos muito com o projeto. Muito bom participar dessas atividades e poder mostrar o que ensaiamos”, afirmou o estudante.
Projeto
O Projeto Estudante Poesia estimulou os alunos conhecer e produzir os seus próprios poemas. Também os ensinou a usar a entonação para fazer declamações que movimentaram o ambiente escolar. “Esse projeto incentiva a linguagem oral, a leitura e a escrita”, explicou o professor Danielsson Barreto.
De acordo com ele, os alunos do projeto também aprenderam sobre biografia, bibliografia, além de serem estimulados a produzir textos. “Eles conheceram sobre títulos, versos, poemas, estrofes, fonética, rimas e sonoridade