Os alunos dos 8º e 9º anos da Rede Municipal de Educação de Socorro participarão do desenvolvimento de um Projeto de Pesquisa realizado pela Profa. Dra. Eline Alves Santos, do Instituto Federal de Sergipe (IFS). A proposta para o Projeto de Pesquisa foi aprovada no último dia 23 de maio pela Seleção Interna de Projetos de Apoio à Iniciação Tecnológica com Foco no Ensino de Programação Aplicada do IFS.
A professora utilizará a plataforma Arduino (ferramenta que auxilia a programação de um computador) como apoio ao ensino e a iniciação tecnológica, para analisar o pensamento computacional dos alunos. A pesquisa será realizada através de oficinas, no qual serão trabalhadas a iniciação tecnológica e como resultado, os participantes aprenderão a programar utilizando a prototipação eletrônica.
A ação terá uma duração de 10 meses, dividida por grupos de 28 alunos a cada mês e contará com uma carga horária de 20h para cada estudante. Ao final, 280 alunos da Rede Municipal de Educação serão beneficiados.
Segundo a Profa. Dra. Eline Alves Santos, a partir da participação em projetos como esse, os alunos socorrenses podem desenvolver o interesse em continuar atuando nas áreas relacionadas às tecnologias. “Trabalho no IFS campus Socorro e portanto queria atender à comunidade local com esse projeto de extensão. Os alunos que serão beneficiados podem então se interessar pelo campus e vir a ser nossos alunos nos cursos subsequentes e quem sabe, nos possíveis cursos integrados que estamos trabalhando para ofertar no futuro”, ressalta a professora.
De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Josevanda Mendonça Franco, as metodologias que abordam o desenvolvimento científico, são de extrema importância para a ampliação do conhecimento e raciocínio de maneira mais eficiente. “Para a Semed a parceria com o IFS é imprescindível ao desenvolvimento de projetos que promovam a cientificidade e a ampliação do conhecimento para os nossos alunos. Estamos sempre abertos a novas parcerias”, enfatiza a Secretária.