Os alunos do Ensino Fundamental Anos Finais da Escola Municipal João Paulo II, localizada no Conjunto Parque dos Faróis, participaram na manhã da última quarta-feira, dia 14, da primeira fase da 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).
As provas foram aplicadas no formato digital e os participantes puderam acessá-las através dos computadores da escola, além dos próprios smartphones, com a supervisão dos professores e da equipe diretiva. Ao todo 420 estudantes participaram desta primeira fase, 209 dos 6º e 7º anos e 211 dos 8º e 9º anos.
Com a participação nesta e outras olimpíadas do conhecimento, as unidades escolares da Rede Municipal, com a orientação da Secretaria Municipal da Educação (Semed), pretendem contribuir com o desenvolvimento da educação. A expectativa dos professores e da equipe diretiva da Escola Municipal João Paulo II é que cerca de 100 alunos tenham acertado mais de 50% da prova, um resultado que demonstra o avanço da educação municipal em Socorro.
“Estimulamos e promovemos o estudo da matemática, possibilitando que nosso maior número de alunos pudesse ter acesso a prova da OBMEP, a partir disso, sempre é possível incentivá-los. A Escola Municipal João Paulo II, tem orgulho em apresentar esse belo resultado. Ressalto aqui nossos agradecimentos aos nossos alunos, professores e a equipe técnica da Semed”, destaca a secretária escolar, Luzia Barbosa.
A Secretária Municipal de Educação, Josevanda Mendonça Franco, afirma que a participação das escolas municipais nas olimpíadas proporcionam aos alunos, além do desenvolvimento do conhecimento e raciocínio, a imersão em novas experiências. “Para nós é fundamental mantermos a rotina de estudos dos nossos alunos. Parabenizamos os estudantes, professores e equipe gestora da Escola João Paulo II pela iniciativa e estímulo aos participantes”, enfatiza.
A OBMEP é a maior competição científica do país e sofreu mudanças por conta da pandemia da Covid-19. Nesta edição, as escolas terão até 3 de agosto de 2021 para aplicar as provas da primeira fase. O material foi disponibilizado na página restrita da instituição de ensino no site da OBMEP e ficou a critério das escolas determinar em quantos turnos e em que formatos, presencial ou remoto, os alunos farão as provas.