O Projeto “Amiguinhos do Arduino” oferece oficinas de robótica, automação, programação e eletrônica
Os estudantes da Escola Municipal Nair Menezes Santos participam de oficinas de robótica, programação, automação e eletrônica. O Projeto de Extensão Tecnológica do Instituto Federal de Sergipe (IFS), Campus Nossa Senhora do Socorro, “Amiguinhos do Arduino”, foi implementado na escola.
Na manhã da sexta-feira, 23, a secretária Municipal de Educação, Josevanda Mendonça Franco, esteve na unidade de ensino para conhecer mais sobre o projeto e dialogar com a comunidade escolar. “Agradeço o envolvimento do IFS e reconheço que essa parceria será de extrema importância para nossos estudantes. É inegável que a tecnologia permite aprimorar os processos educativos”, salientou Josevanda Mendonça Franco.
Semed promove avanços
A diretora da Escola Municipal Nair Menezes Santos, Ana Maria Silva Rodrigues, afirmou que essa parceria promoverá avanços no contexto educacional. “Essas crianças nasceram na era da informática e a partir da participação neste projeto irá acompanhar a inovação. Sendo assim, estes estudantes vão ampliar os conhecimentos”, disse, ao afirmar que a iniciativa complementará o que é apresentado em sala de aula.
De acordo com o coordenador do Núcleo de Tecnologia de Ensino e Informação Educacional, Ton Souza, a secretária está trabalhando para cada vez mais promover avanços na Rede Municipal de Ensino de Nossa Senhora do Socorro. “A tecnologia pode ser uma excelente aliada para favorecer o processo de ensino e aprendizagem. A Semed viabiliza a formação dos gestores com o objetivo de promover melhorias no cenário educacional e, neste contexto, os recursos tecnológicos serão utilizados como ferramenta pedagógica e administrativa”, ressaltou.
Alunos comemoraram a implementação do Amigos do Arduino na unidade de ensino
O estudantes elogiaram a iniciativa. Para Luna Helena da Silva Santos, aluna do 5° ano, a atividade do projeto é muito interessante. “Estou amando aprender mais sobre robótica e computação”, declarou.
Compartilhando desta mesma opinião, Isabelly Vitória dos Santos, estudante do 5° ano, gostou de fazer parte do projeto. “É maravilhoso aprender mais, é muito bom utilizar o computador e aprender de uma forma diferente”, frisou.
“Amiguinhos do Arduíno”
O coordenador do projeto, o professor do IFS Arlisson Souza, explicou que o Projeto de Extensão “Amiguinhos do Arduino” visa a transferência de conhecimento aos jovens das escolas públicas. “Quando a criança começa desde cedo ter contato com o universo da tecnologia é possível agregar os conhecimentos de diversas disciplinas como o da robótica, da automação, da eletrônica e da informática”, apresentou Arlisson Souza. Segundo ele, a iniciativa tem como objetivo promover o desenvolvimento social e educacional por meio da Plataforma Arduino.
Por: Lívia Lessa