Início Educação Alunos da rede municipal  visitam Fazenda Boa Luz e aprendem sobre preservação...

Alunos da rede municipal  visitam Fazenda Boa Luz e aprendem sobre preservação ambiental

99
0

Os alunos das Escolas Municipais Eduardo Viana e Manoel Cunha, saíram da salas de aula para participar de uma atividade interdisciplinar na Fazenda Boa Luz, localizada no município de Laranjeiras. Na manhã desta quarta-feira, 18, 160 crianças, acompanhadas de professores, diretores e técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizaram atividades diferenciadas de aprendizado ligadas ao meio ambiente, com foco na zona rural.

Na oportunidade os estudantes puderam conhecer como é realizado o cultivo de diferentes espécies de plantas, além de conhecer de perto animais selvagens como elefante, hipopótamo, macaco, bem como saber como funciona um minhocário, durante uma palestra interativa sobre lixo orgânico. A ideia da Semed é que até o final do projeto, cerca de 650 crianças participem desse passeio e tenham acesso a esses conhecimentos.

O principal objetivo do projeto é levar educação ambiental para crianças de baixa renda, oportunidade proporcionada pela Fazenda Boa Luz em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT), que convidaram a Prefeitura de Socorro, para trazer os alunos da rede municipal para o passeio ecológico, a fim de que eles vivenciem na prática o que é passado em sala de aula. “Inicialmente o foco é  trazer as escolas dos municípios vizinhos, por isso convidamos a cidade de Socorro para participar junto conosco. Dessa forma conseguimos conscientizar os alunos, fazendo com que eles vivam a experiência em loco”, explica a advogada da Fazenda Boa Luz, Taila Farias.

De acordo o médico veterinário Genisson Rezende, esse contato com a natureza é de extrema importância para as crianças, pois além de conhecerem pessoalmente o meio ambiente, graças ao contato direto com a natureza, eles podem sair ainda mais conscientes e respeitando os animais. “É uma satisfação imensa receber essas crianças aqui. Sendo educados dessa forma eles com certeza serão adultos que respeitarão a natureza. É mais fácil passar essas informações para as crianças, porque elas crescem mais conscientes”, explica o médico veterinário Genisson Rezende.

Segundo a coordenadora de projetos da Semed, Naria Viana, o projeto foi excepcional na melhoria da educação do município, pois abrange todas as disciplinas que os alunos estudam nas salas de aula. “Esse projeto é muito importante, pois envolve todas as disciplinas e, ao sair daqui, eles vão poder desenvolver atividades parecidas na escola, como plantio de ervas medicinais”, informa Naria Viana.  

O aluno Kauan Vinicius, de 10 anos, ficou encantado com tudo que viu e surpreso com os animais que não conhecia. “Eu adorei o passeio, nunca imaginei ver um macaco de perto, nem de tirar leite da vaca, só tinha visto essas coisas pela televisão ou nos livros”, relata Kauan Vinicius.

Fábio Menezes, também estudante da rede municipal, garante que vai voltar pra casa com importantes é valiosas lições sobre o que aprendeu no passeio ecológico. “Aprendi que não podemos maltratar os animais, nem as plantas, pois os animais também sentem e têm sentimentos. Gostei muito, tomara que a gente volte mais vezes”, conta Fábio, de cinco anos.

Por: Giovane Mangueira

Fotos: Edilson Menezes

Confira a galeria de fotos:

COMPARTILHAR