Dois alunos da Escola Municipal Nair Menezes, situada no conjunto João Alves Filho, em Nossa Senhora do Socorro, foram premiados na competição de karatê dos Jogos Escolares da TV Sergipe. Anna Beatriz Santos de Oliveira e Davi dos Santos, ambos com 9 anos, participaram das atividades com estudantes de escolas particulares e conseguiram conquistar boa colocação.
De acordo com a estagiária de Educação Física Saara Dantas Novaes, ao tomar conhecimento de que os alunos faziam aulas de karatê, a escola os incentivou a participarem dos jogos escolares. “Eles já são exemplo em fazerem uma arte marcial, que oferece lições de respeito e caráter aos praticantes”, aponta.
Davi Santos conseguiu medalha de ouro em kata. Já Anna Beatriz conquistou medalha de bronze em kata e prata em kumite. “Eles também foram premiados durante os Jogos Escolares de Socorro”, lembra Saara, indicando que os jovens possuem potencial, mas são carentes de patrocínio. “Estamos mobilizados para conseguir ajuda para eles. Agora, por exemplo, eles estão indo para a cidade de Campina Grande, na Paraíba, para uma competição”, completa a estagiária.
O secretário Municipal de Educação de Nossa Senhora do Socorro, Wellington Mangueira, diz estar muito feliz com o desempenho dos alunos durante os Jogos Escolares da TV Sergipe. “Para nós foi motivo de muita alegria essa conquista, que representa o compromisso dos nossos educadores com a formação integral dos alunos. Nós que fazemos a Educação e o prefeito Fábio Henrique temos o esporte como cultura, saúde”, destaca.
Para Wellington Mangueira, a prática do esporte significa também a elevação espiritual em busca do equilíbrio. “É o que os gregos traduzem como mente sã em corpo são”, diz. Ele enfatiza que toda a rede municipal de Socorro celebra a conquista desses alunos, que serve para elevar a auto-estima dos estudantes do município. “Nossos alunos se preparam para competir em gincanas culturais ou esportivas com colegas de qualquer escola, seja ela pública ou particular, sempre na lógica da cultura da paz”, conclui.