Na manhã desta segunda-feira, 19, cerca de 100 alunos do Programa Nacional de Inclusão de Jovens – Projovem – participaram do um Workshop que marcou o encerramento das atividades no ano de 2011. Com o tema 'Mercado de Trabalho', os alunos do projeto realizaram diversas apresentações artísticas a exemplo de hip-hop, rap, instrumental, voz e violão, além do desfile das profissões. O evento aconteceu no Centro Cultural Gilson Prado Barreto, antigo Centro Cultural Maria Ribeiro Franco, na sede de Nossa Senhora do Socorro.
O Projovem é uma parceira entre a prefeitura municipal, através da Secretaria de Combate à Pobreza, do Trabalho e da Assistência Social, com o Governo Federal. A coordenadora do programa no município, Rosineide da Silva Souza, ressaltou o empenho dos quatros pólos (Parque dos Faróis, Jardim, Marcos Freire I e João Alves) na capacitação dos jovens.
"Hoje estamos finalizando o nosso trabalho durante o ano inteiro. Tenho certeza que os alunos estão preparados para enfrentar o mercado de trabalho, porque aqui eles aprenderam a preparar o currículo e como se apresentar em uma entrevista de emprego", frisou. A coordenadora do Projovem destacou ainda que os jovens, no mês de novembro, foram visitar a Tavex.
Para a psicóloga da Secretaria de Assistência Social e orientadora do Projovem, Fabiana Lisboa, os alunos estão preparado para o mercado de trabalho. "Nosso trabalho é dar confiança aos jovens. Aqui eles entram com 15 anos e saem com praticamente 18 anos totalmente preparados e confiantes", destacou.
Alunos
Mostrando confiança e segurança no palco, a estudante capacitada pelo Projovem, Ingride Rodrigues, 16, apresentou-se com seu violão e animou os presentes. "Meu sonho é ser artista, mas enquanto o sucesso não chega tenho que me preparar para o mercado de trabalho. Me sinto preparada para uma entrevista de emprego", garantiu.
Outro jovem que também agradece o trabalho realizado pelo programa foi o estudante Thiago Muniz dos Santos, 16. "Esse trabalho feito pela prefeitura é um bem para os jovens. Muitos destes adolescentes estavam nas ruas fazendo besteira e hoje estão aqui aprendendo e pensando em um futuro melhor", elogiou. O jovem também agradeceu o carinho e respeito depositado pelos professores, orientadores e todos que tornaram possível o Projovem na cidade.