Na tarde desta quinta-feira, 17, cerca de 20 alunos integrantes do Projovem Urbano de Nossa Senhora do Socorro compareceram ao Centro de Homoterapia de Sergipe (Hemose) para um exercício de cidadania e solidariedade: doar sangue. A ação, promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social, é fazer com que os jovens saibam da importância de ser doador.
A coordenadora pedagógica do Projovem ,Gabriela Chagas, explica que o objetivo do programa não é só trabalhar a parte do ensino, mas também a cidadania. " Atualmente o programa atende quatro núcleos. Hoje, os alunos da escola Manoel de Jesus, vieram dar exemplo de cidadania. Antes da vinda dos alunos preparamos um ciclo de palestras com as assistentes sociais do Hemose, quando foram explicados aos alunos todos os procedimentos", explicou.
Miralda Nunes, professora da disciplina Participação Cidadã, também foi uma das responsáveis pela ida dos alunos ao Hemose. Ela fala que a ação faz parte do programa Jovens em Ação. " A disciplina tem um propósito de desenvolver várias ações, uma das ações é conscientizar sobre o que é ser solidário, que solidariedade é um dever do cidadão. Além da teoria , passamos a prática para os alunos e por isso estamos aqui hoje", disse.
"É muito bom aprender na prática tudo que nos é passado em sala de aula. E essa ação nos mobiliza a exercer a cidadania e a mobilizar aos outros. O importante não só é doar no dia de hoje, mas continuarmos com a ação", falou a integrante do Projovem Paloma Barreto.