Uma parceria entre a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, através da Secretaria Municipal de Educação, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) proporcionou aos alunos do Projovem Urbano o I Ciclo de Palestras Sobre Qualificação Profissional no município. A ação aconteceu de 18 a 21 de fevereiro nas quatro escolas em que é realizado o programa. As palestras foram ministradas pelo coordenador do Banco de Oportunidades do Senac, Alberto Trindade.
Na noite da quinta, 21, foi a vez da Escola Municipal Nair Menezes, situada no conjunto João Alves, receber o palestrante. De acordo com a assistente pedagógica Gabriela Chagas Lima Santos, representante da Secretaria de Educação de Socorro, esse tipo de atividade mostra ao aluno a necessidade de estar sempre se instruindo. “Este primeiro ciclo tem como tema o mercado de trabalho. O Projovem trabalha com a formação básica, com a participação cidadã e a qualificação profissional, então, trouxemos um representante do Senac para passar algumas informações necessárias para os nossos alunos, indicando que o profissional precisa ser bom naquilo que escolher. Além disso, durante a palestra há a orientação de comportamento em entrevistas e preenchimento de currículos, entre outras coisas”, indicou.
Para Alberto Trindade, é importante passar para os alunos a automotivação, mostrando as possibilidades para cada um. “Para isso, buscamos que eles façam uma reflexão, através de músicas, vídeos e exemplos de vida, para que eles busquem neles mesmos a motivação para evoluir em suas áreas”, explicou o coordenador do Senac.
Ele conta ainda que a receptividade entre os alunos está sendo muito positiva. “A gente percebe que eles têm prestado atenção, fazem questionamentos e analisam as situações apontadas, o que é muito importante. E eles já estão dando um grande passo que é o querer”, disse Alberto.
A aluna Micilene Maria da Silva, que reside no Mutirão do conjunto João Alves, aprovou a iniciativa. “Para mim está sendo uma grande oportunidade de abrir meus olhos para muita coisa. É também um incentivo para a gente não desistir. Eu sempre trago as minhas filhas, de três e cinco anos para cá e, apesar das barreiras, não desisto”, contou a jovem.
Projovem Urbano
Atualmente, o Projovem Urbano em Nossa Senhora do Socorro possui 700 alunos, de 18 a 29 anos, que estão divididos em quatro núcleos: Escola Maria da Conceição da Cruz Vasconcelos, no conjunto Jardim; Escola Manoel de Jesus Silva, no Parque dos Faróis; Escola Professora Elisa Teles, na Piabeta, e Escola Nair Menezes, no conjunto João Alves.