Início Educação Alunos do Projovem Urbano participam de Feira Cultural

Alunos do Projovem Urbano participam de Feira Cultural

58
0

Roupas, comidas, costumes e pontos turísticos de cada região brasileira foram abordados pelos grupos de alunos do Projovem Urbano durante a I Feira Cultural realizada no colégio Maria da Conceição pelo Núcleo do Conjunto Jardim, em Nossa Senhora do Socorro. O projeto, cujo tema foi ‘Brasil: um continente de diversidade’, integra a disciplina Participação Cidadã.

“Esse cenário que vemos aqui hoje reflete a própria diversidade étnica e cultural brasileira. Podemos também ver nessa feira a importância de sermos brasileiros, pois este é um país em que nós não somos condenados por sermos diversos. Todas as pessoas envolvidas na Feira Cultural estão de parabéns”, destacou o secretário de Educação Wellington Mangueira.

O professor Bruno Gomes, organizador do evento, explica que o tema está relacionado à grande extensão territorial do país e sua diversidade cultural e étnica. “Para que pudéssemos expor esse tema, definimos uma região brasileira para cada uma das cinco turmas do programa. Elas vão expor cartazes e manifestações culturais típicas das regiões”, definiu.

Bruno explica que os temas foram subdivididos em cada turma, para que os alunos pudessem se aprofundar nos diversos aspectos, como cultura, costumes, comidas típicas. “Todos se empenharam na medida de suas condições para que a feira fosse realizada da melhor maneira. O resultado está sendo bem gratificante”,  disse o professor.

O grupo de alunos que representou a região Sudeste, composto por Luciene, Renata, Nelmaria e Jadson, não conteve a ansiedade em falar sobre o assunto. “Fizemos muitas pesquisas que nos mostraram várias coisas que a gente não conhecia. Para representar a região, montamos uma maquete do Cristo, que é um dos principais pontos turísticos”, conta Luciene.

A coordenadora geral do Projovem Urbano em Socorro, Andreza Mattos, não escondeu a alegria em ver o belo trabalho desenvolvido pelos alunos. “É muito bom ver os alunos a cada dia superando um desafio e acreditando na vitória do sonho de cada um”, apontou.

Durante a abertura do evento, o público pôde conferir apresentações de dança do grupo Ponto de Cultura  Juventude e Cidadania. Após as apresentações, o secretário Wellington Mangueira percorreu o corredor da cultura e ouviu as explicações dos alunos sobre os seus trabalhos. A I Feira Cultural do Projovem Urbano do conjunto Jardim contou ainda com as presenças de Mafra Merys, representante do Conselho da Juventude do Estado, e da formadora Kelly Valença.

COMPARTILHAR