A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Senai, finalizou, na noite de sexta-feira, 6, mais uma turma do curso de pedreiro de alvenaria. Dessa vez da sede do Município. Eles fizeram uma festinha de confraternização.
Segundo o instrutor da turma, Mário Santos Souza, terminaram o curso 22 alunos, dentre eles cinco mulheres. “Desistiram oito porque não estavam conciliando o horário do curso com o de trabalho, mas eles tinham interesse em continuar”.
“Nosso objetivo com o esse curso é formar profissionais para o mercado. Parece que não, porem, a área é carente de bons profissionais. Aqui eles aprenderam a teoria e a prática”, disse o instrutor Mário.
Os alunos tiveram aulas de relações interpessoais; segurança; meio ambiente e trabalho; tecnologias de materiais e ferramentas; noções de projetos arquitetônicos; normas técnicas e de segurança; tecnologia de sistema das fundações rasas; sistema de elevação de alvenaria; vedação; sistema de revestimento; planejamento e orçamento.
O instrutor Mário Souza parabenizou os alunos e citou o desempenho e competência das mulheres que estavam ali finalizando o curso. “Tivemos mulheres que se saíram melhor do que alguns homens. Isso mostrar que todos podem ter o mesmo nível de aprendizado”.
Profissão
O aluno, José Vanivaldo de Souza Aquino, morador do povoado Santa Cecília, explica que aprendeu muito com o curso e está muito feliz com as oportunidades de trabalho que estão surgindo. “Aprendi muito e já estou colocando em prática. Ter o curso deixa a pessoas mais qualificadas e as pessoas confiam mais no nosso serviço. Aqui aprendi sobre esquadro, sistema de nível, gabarito. Essa semana fiz o revestimento em uma residência. Caprichei muito e a dona gostou do serviço”, disse Vanivaldo que já é pintor e agora está feliz com mais uma profissão e outra oportunidade de emprego. “Agora posso fazer os dois serviços: alvenaria e pintura”.
A auxiliar de enfermagem, Fátima Oliveira Dias, moradora da sede do município, afirmou o curso foi muito proveitoso. “Tirei muitas dúvidas e aprendi muito com o instrutor, mas não vou deixar de trabalhar com enfermagem. Queria o curso para solucionar e fazer pequenas reformas em casa. Agora já sei como fazer a parte de pedreiro e revestimento. Tenho outra profissão e não preciso pagar eu mesma vou fazer as minhas reformas”, enfatizou Fátima.
O pedreiro e pintor Alberto Ferreira do Nascimento já trabalhava na área, mas admite que não sabia fazer tudo que aprendeu no curso. “Procurei o curso para aprender e ser um profissional de verdade. Hoje sei fazer tudo de alvenaria e revestimento, além de planejamento e orçamento. Não sabia fazer nada na parte de cerâmica, agora graças a Deus e a esse curso sei fazer tudo. Estou feliz com as oportunidades de serviço que estão surgindo. Aqui aprendi a fazer o trabalho completo e com qualidade. O cliente gosta e indica a gente para outras pessoas”, enfatizou Alberto.