Uma noite de muita emoção marcou a aula inaugural do Programa ProJovem Urbano no município de Nossa Senhora do Socorro. O Centro Cultural Gilson Prado Barreto ficou lotado de alunos e familiares que foram prestigiar o início das aulas dos 300 alunos inscritos. O encontro contou com apresentação de um grupo teatral, depoimentos emocionados e música, que contagiou os participantes. Diversas autoridades também marcaram presença.
O secretário municipal de Educação, Wellington Mangueira, conta a alegria em participar do evento especial. “Fico feliz em participar de um momento tão contagiante como este. Espero que todos terminem os 18 meses de estudo, para que possam se profissionalizar e buscar um futuro melhor. Todos estão de parabéns, inclusive a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, que elegeu a educação como uma prioridade”, disse. O deputado José Franco também destaca a importância dos estudos na vida das pessoas e incentiva os alunos na busca de qualificação. “É importante que vocês lembrem sempre que nunca é tarde para vencer”, ressaltou.
O presidente da Associação das Indústrias do Distrito Industrial de Socorro, Domingos Pingo, destaca a importância da qualificação dos jovens. “Esse programa Projovem Urbano é uma forma de qualificação, por isso, vocês têm que aproveitar esses 18 meses. Essa é mais uma prova do empenho da Secretaria de Educação e da Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro. Aproveitem essa oportunidade, que é única”, disse. Ele ainda sugeriu que fosse realizado um estudo no setor industrial para verificar as demandas de mão de obra para que possam ser abertos cursos específicos para essas vagas.
A coordenadora geral do Programa Projovem Urbano em Socorro, Andreza Matos, explica que o encontro tem o objetivo de promover a interação entre os dois núcleos do município que estão situados nos conjuntos Jardim, na escola Maria Conceição Cruz Vasconcelos, e João Alves Filho, na escola Nair Menezes. “Para nós é importante também que todos conheçam o programa e sua importância para o desenvolvimento sócioeconômico para Socorro, isso porque, além de concluírem o ensino fundamental, os alunos passam por uma qualificação profissional. Como este é o município que mais cresce no Nordeste, os alunos também precisam acompanhar esse crescimento, para não perderem espaço no mercado de trabalho local para pessoas de outras cidades”, apontou.
Atualmente, integram o programa no município 300 alunos, de 18 a 29 anos, sendo 150 em cada núcleo. As aulas foram iniciadas no dia 18 de junho de 2012 e o encerramento está previsto para o dia 18 de novembro de 2013. “Além da idade, a exigência é que o aluno saiba ler, pois eles terão uma aceleração no desenvolvimento educacional”, explicou Andreza. Ela destaca que para que as vagas fossem preenchidas a equipe da Secretaria de Educação de Socorro realizou um processo de mobilização efetivo. “Fomos aos diversos bairros, batendo de porta em porta para que os jovens pudessem se inscrever”, disse a coordenadora.
Segundo Andreza, há também uma preocupação para a participação de alunos que possuem filhos pequenos, sendo disponibilizado um espaço para acolher as crianças. “Existem duas educadoras em cada escola nas salas de acolhimento para tomar conta das crianças, facilitando a participação dos pais que não têm onde deixar os seus filhos”, destacou.
Para a aluna Shirley Correia, que reside no conjunto Jardim, o Projovem Urbano em Socorro é a oportunidade de aprender. E nem mesmo o fato de ter uma filha pequena a impossibilita de participar das aulas. “Quero estudar para que possa ter uma qualificação e buscar um bom emprego”, disse.