Confira alguns professores que foram destaque no município e sua contribuição para o desenvolvimento da educação
A educação, em sua totalidade, é um pressuposto básico para a formação de cidadãos de bem e uma ferramenta estratégica para alcançar um mundo de igualdade e fraternidade, e nesse processo os professores são parte fundamental. Ciente da imensa importância que estes profissionais exercem para a educação no município, a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), reconhece, valoriza e parabeniza neste dia 15 de outubro, data em que se celebra o Dia do Professor, todos os docentes socorrenses pela dedicação diária doada aos alunos da rede.
“Eu também sou professora por amor, porque entendo que a nossa profissão consegue fazer a diferença na sociedade. Eu reconheço o professor, seja de qualquer rede, como profissionais que tem competência técnica e compromisso com a sociedade. Nosso trabalho não é apenas uma missão, ele é revestido por uma responsabilidade muito grande com as gerações, principalmente quem opta pela educação pública. Aproveito esse dia para homenagear e reconhecer o compromisso dos nossos professores”, parabenizou a secretária de Educação, Marieta Barbosa.
Uma das principais ações realizadas pela atual gestão, no que diz respeito ao desenvolvimento dos profissionais da educação, são os investimentos em cursos de formação continuada e, entre outras melhorias, o reajuste do piso salarial da classe que em menos de dois anos de gestão, já somam quase 13%. Os frutos dessas iniciativas já podem ser visualizados através dos resultados obtidos pelo município, a exemplo do avanço na nota do IDEB, onde duas instituições de ensino de Socorro obtiveram nota 6, e o crescimento significativo de quase todas as escolas do município.
“Esse resultado foi alcançado graças ao trabalho conjunto entre todos que fazem a Semed, principalmente dos professores que enxergam na arte de ensinar um ato de doação, de amor. Só tenho que parabenizar todos os professores, em especial os socorrenses, por este dia porque eles são os personagens mais importantes do processo educativo, visto que são eles os responsáveis por formar cidadãos do bem e conscientes”, disse a diretora da Escola Municipal José Teixeira da Cruz, nota 6,0 no IDEB, Maria José.
Entre as grandes conquistas dos professores da rede de ensino do município está o Prêmio “Professores do Brasil”, onde a professora da creche Vovô Jason, Géssyca Ferreira, sagrou-se campeã da categoria creche. “Pra gente é uma data muito importante, porque lembra a importância dos professores na sociedade. Essa data vai ser comemorada de uma forma bem mais especial, visto que recebi, juntamente com outra professora daqui da creche, o Prêmio Professores do Brasil no segmento creche. Apesar de já ter trabalhando em colégios particulares, foi na creche irmã Dulce que descobri o meu amor pela educação infantil”, disse.
Outro grande feito para o município, através da iniciativa da professora da rede municipal de ensino, Ana Lúcia Costa, foi a musicalização do hino de Socorro. “O hino do nosso município contém uma letra muito forte, porque fala da história e religiosidade do povo socorrense. Eu acho importante construir uma sonoridade para a música, para que as crianças possam assimilar mais rápido a letra e isso foi propagado em diversas escolas. Isso é resultado que nasceu de um sonho desde pequena que era ser professora. Ter esse retorno e contribuir para a educação e história do município é muito satisfatório”, declarou.
Há mais de 10 anos na rede do município, a professora da Escola Municipal Barquinho Amarelo, Valdirene dos Santos, se espelhou nas outras cinco irmãs também professoras. “Ser professora é uma tentativa contínua de tentar mudar a história dentro e fora da sala de aula, e é por isso que tenho tanto orgulho da minha profissão. Como sou a mais nova, meu espelho vem das minhas irmãs que partilham desse mesmo amor e acredito que meu reconhecimento é resultado de um trabalho em que coloco o aluno em primeiro lugar, sempre à frente nas minhas decisões”, concluiu.