A Busca ativa é uma forma que a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, através da Secretaria Municipal da Assistência Social (SMAS), tem para fazer com que os serviços, benefícios, programas e projetos cheguem até as famílias em situação de vulnerabilidade, moradores de rua, idosos, pessoas com deficiência e etc. É uma maneira de levar informação, orientação e identificar necessidades e demandas das famílias e do território em situação de desproteção social.
Na manhã desta quinta-feira, 13, os trabalhos ficaram concentrados no Restaurante Popular Frei Miguel, que diariamente recebe centenas de cidadãos em situação de vulnerabilidade. Os dados levantados servirão para diagnósticos sociofamiliares e socioterritoriais, assim como para o planejamento das ações. O projeto foi implantando no município de Nossa Senhora do Socorro no ano de 2017, e desde então ações, campanhas, e cadastramento estão sendo feito.
O busca ativa realiza diariamente, visitas às famílias do cadastro único que estão com cadastros desatualizados, ou beneficiários do Benefício de Prestação continuada (BPC), que não estão no cadÚnico. “Durante as visitas identificamos pessoas e famílias, em situação de vulnerabilidade social e econômica e fazemos os encaminhamentos para que essas pessoas superem essas situações”, afirmou Weni Castor socióloga da vigilância.
O trabalho é feito em planejamento com o bolsa famílias . que costumam passar os endereço e localidade. “Todas essa ações que são feitas, são para identificar população de rua, trabalho infantil e outras diversas situações de vulnerabilidade.” pontuou a coordenadora do estatuto da criança e do adolescente (ECA) Michelle Mary
O busca está com algumas ações suspensas, mas assim que for seguro tanto para os usuários como para a equipe os trabalhos voltam. A equipe é composta por estagiários, sociólogos, assistentes sociais, analista de sistemas, supervisores e entrevistadores que juntos buscam fazer sempre o melhor para os moradores do nosso município.