A Secretaria da Assistência Social e do Trabalho de Nossa Senhora do Socorro, através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), deu início nesta segunda-feira, 11, a capacitação para Conselheiros Tutelares eleitos em março deste ano. O evento acontece até o dia 15 de abril, das 8h às 17h, no auditório da Secretaria Municipal da Saúde e tem carga de 40 horas.
De acordo com a secretária executiva do CMDCA, Darci Manuelle Resende Rocha, o evento teve como objetivo instruir os profissionais que atuarão junto a este Órgão. “Estamos realizando esse encontro com o intuito de oferecer um embasamento teórico aos conselheiros tutelares escolhidos após a eleição realizada no mês passado, para que possam dar início aos trabalhos de identificação de fatores de risco ao desenvolvimento infantil e adolescente”, informou.
O curso foi aberto com uma palestra ministrada pela assistente social do município Michelle Marry Costa, que discutiu a “Política Pública de Atendimento à Criança e ao Adolescente”. No decorrer do treinamento serão realizadas palestras abordando temáticas relacionadas ao papel dos conselheiros; seus deveres; atribuições do Conselho; procedimentos administrativos; fiscalização; postura e ética profissional; estudos de casos, entre outros assuntos.
Para o presidente do CMCDA de Socorro, Jorgival Fernandes, a conferência é essencial para orientar os conselheiros. “Essa é uma oportunidade que os profissionais que vão trabalhar no Conselho, não só os iniciantes, mas também aquele que foram reeleitos, terão para aprender a correta forma de trabalhar para garantir os direitos das crianças e adolescentes do município”, afirmou.
O conselheiro José Robério da Silva destacou que a iniciativa da Secretaria da Assistência Social juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente é válida, pois, informa novos e antigos integrantes deste setor. “Essa é uma ação muito boa porque atualiza conselheiros reeleitos, como é o meu caso, como também prepara aqueles que vão iniciar nessa área”, disse.