Na manhã desta quarta-feira, 7, 16 crianças e adolescentes que são atendidas pelo Centro de Referência Especializado em Assistência Social – Creas – Despertar, que fica localizado no Marcos Freire I, participaram de uma atividade de recolhimento de materiais que são descartados de maneira irregular na natureza. A atividade foi realizada na Praia do Porto do Grande.
Os jovens foram acompanhados pela psicóloga e coordenadora do Creas, Isabel Cristina, e pela psicóloga Tatiane Carvalho. Além delas, alguns familiares de jovens estiveram presentes e puderam ver de perto o trabalho que foi desenvolvido com os atendidos.
Tatiane destacou a importância da atividade para os adolescentes. "Além de podermos mostrar um outro local para eles, também estamos tentando mostrar que essa não é a forma correta de descarte do lixo, conscientizando os adolescentes", explicou. Elalembrou ainda que, com tudo o que foi recolhido, será realizada uma oficina para que as pessoas atendidas no Creas tenham noção da reutilização de materiais recicláveis.
"Vamos mostrar que o que recolhemos no lixo pode ser reciclado e, em seguida, reutilizado", lembrou Tatiane. Esse tipo de atividade é uma iniciativa da primeira-dama e secretária da Assistência Social, Sílvia Fontes. "Ela sempre nos incentiva a mostrar uma nova realidade aos jovens. Tentamos incutir a necessidade de preservação do Meio Ambiente e possibilidade de reutilização do que pode ser reaproveitado", afirmou Isabel Cristina.
Para Neuza França, moradora da Piabeta e avó de uma criança atendida pelo Creas, esse tipo de atividade é essencial para o desenvolvimento dos jovens. "É interessante demais poder vir à Prainha de Porto Grande e fazer essa atividade. O atendimento no Creas sempre é muito bom. Todos são muito atenciosos com as pessoas que passam por lá", disse.