A Secretaria Municipal de Assistência Social, Combate à Pobreza e do Trabalho, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), promove curso de costura industrial para 20 integrantes do programa social Bolsa Família. Com duração de três meses, o curso acontece diariamente na sede da Casa do Idoso, localizada no conjunto Marcos Freire III.
Com 200 horas de aula, o curso de costura industrial é dividido em duas modalidades, como explica o professor Joaquim da Silva Filho. "Na primeira modalidade trabalhamos com malhas. Na segunda, nosso trabalho é com peças íntimas como a produção de calcinha, cueca, sutiã e camisola. Nosso objetivo é que elas já saiam daqui lucrando com as peças que elas mesmas fizeram", disse.
O professor comentou ainda da satisfação em trabalhar com as futuras costureiras. "É muito gratificante ver o desenvolvimento dessas mulheres. Algumas não sabiam fazer nada de costura e após um mês de curso elas já sabem até mexer na máquina caso dê algum problema", declarou Joaquim.
"O curso é maravilhoso. Antes minha diversão era apenas à tarde quando vinha para a Casa do Idoso participar dos eventos, mas agora além de me divertir posso faturar com a minha produção no curso. Só tenho a agradecer a secretária Sílvia Fontes por proporcionar esse curso para gente e ao professor que tem muita paciência com todas, agradeceu Eliene Santos.
A dona de casa Ivolina Alves agradeceu a Prefeitura de Socorro pelo curso e disse já ter produzido 12 peças. "Estou muito feliz. Não sabia de quase nada de costura e agora já fiz 12 peças. É radiante poder ver o que a gente produziu. Hoje sei até mexer na máquina. Agradeço tudo ao professor Joaquim e à secretária da Assistência Social, Sílvia Santos", disse.