Início Assistência Social Assistência Social promove manhã de atividade recreativa com artesãos

Assistência Social promove manhã de atividade recreativa com artesãos

48
0

Durante toda manhã desta sexta, 23, os artesãos de Nossa Senhora do Socorro participaram de  uma atividade recreativa para celebrar o Dia do Artesão, comemorado no último dia 19 de março. No encontro, que aconteceu na Casa Verde, anexo à Secretaria  Municipal de Meio Ambiente,  os artistas aprenderam a desenvolver trabalhos com a palha de imbé, que a partir de agora  será especialidade dos artesãos do município.

A coordenadora de artesanato do município, Thaís Costa, explica o motivo da escolha da palha de imbé para as atividades artesanais. “Já são três anos de associação e não tínhamos uma identidade de qual artesanato era a cara do município. Após uma parceria e uma visita do Sebrae, acabou definindo que como nenhuma cidade do Estado trabalha com a palha, estaríamos trabalhando com ela”.

A artesã Selma Rosa, que trabalha com fuxicos, redendê, vagonite e ponto de cruz, destaca a importância da associação na profissionalização dos trabalhos artesanais e afirma que chega a vender peças para fora outros estados. “Depois que foi criada a associação minha vida como artesã melhorou bastante. Aqui interagimos e discutimos como fazer determinada peça, nos divertimos e ainda aprendemos coisas novas. Só para ter ideia do quanto melhorou, chego a vender produtos a pessoas de São Paulo”, disse.

Já Simone de Melo ressalta as viagens  que fez para São Paulo e Rio de Janeiro para expor suas peças. “Produzo tiaras, colchas, renda de birro, entre outros, e desde quando entrei na associação meus produtos começaram a ter notoriedade, tanto que já viajei para o Sudeste para expor meu trabalho”, declarou.

Associação

Os artistas dos trabalhos manuais organizaram-se e criaram a Associação dos Artesãos do Município de Nossa Senhora do Socorro (AAMNSS/SE) no ano criada de 2010. Após uma parceria firmada entre a administração do município e o Sebrae, os integrantes da entidade participam constantemente de cursos para aprimorar suas técnicas.

“Quem quiser participar da associação é só comparecer na Casa Verde, a cada 15 dias, às quartas-feiras. E para qualquer informação entrar em contato com a Secretaria da Assistência Social”, informou Thaís Costa.

COMPARTILHAR