Recentemente foram veiculadas inverdades sobre a criação de novos empregos aqui em Nossa Senhora do Socorro desde 2017, as falas chegam afirmar que nos últimos anos “Na geração de emprego, não houve nenhuma instalação de grande empresa no município nos últimos três anos e meio”. Entretanto, dados da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) em Socorro, apontam o crescimento de mais de 2.000 empregos diretos, em nove novas empresas e cinco em ampliação, nos últimos três anos.
De acordo com o presidente da CDL Socorro, Luiz Carlos Monteiro, a verdade é que até o final de 2016, várias empresas fecharam suas portas, causando um desemprego acentuado, mas que a partir de 2017 a situação foi totalmente mudada. “Foram em torno de 1.000 empregos diretos perdidos até dezembro de 2016, porém já a partir do início de 2017 um novo cenário foi observado por comerciantes de modo geral do município. Empresas como Biotech, Beviláqua, Fasouto, Kalykim, Império do Alumínio, Super Carnes, Itaipava, entre outras foram instaladas em Socorro e estão em pleno funcionamento, gerando emprego e renda para a população”, pontuou.
Outras empresas como: Serra azul, Feijão Nota 10, Altemburg, Ferrocorte, JCA plásticos, estão em processo de ampliação que vai gerar novos postos de trabalho. “Nesse período, também, dentro do Shopping Prêmio foram inaugurados seis novos estabelecimentos: Farmácia Pague Menos, Burger King, Login, Rede Girafas, lojas Guanabara e lojas Americanas”, destacou o presidente da CDL.
Segundo levantamento de dados feito pela Secretaria do Trabalho, 32 mil socorrenses foram capacitados para o mercado de trabalho por meio de palestras de orientação profissional, destes mais de 30 mil foram encaminhados para as áreas da indústria, comércio e serviços. E dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) mostram que de abril/2017 a dezembro/2019, 16.150 socorrenses foram admitidos.
É oportuno ressaltar, ainda, que de acordo com pesquisas de campo da CDL, o comércio de rua de Nossa Senhora do Socorro cresceu tanto nos últimos anos, que em 2019 foi considerado o melhor Natal, do ponto de vista comercial, na cidade em 10 anos.