Início Agricultura Atividades em comemoração à Semana da Árvore são iniciadas com estudantes do...

Atividades em comemoração à Semana da Árvore são iniciadas com estudantes do EMEF Padre Pedro

341
0

Com o intuito de incentivar a preservação do meio ambiente a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, através A partir da próxima terça-feira, 19, a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, através das secretarias municipais de Meio Ambiente (Semma), Agricultura, Irrigação e Pesca (Smap) e de Educação (Semed), deu início nesta terça-feira, 19, à Semana Municipal da Árvore.

As ações serão marcadas pela realização de uma série de ações educativas com os estudantes do município, em comemoração ao Dia da Árvore, comemorado em todo o país na próxima quinta-feira, 21 de setembro. As atividades foram iniciadas com o plantio de mudas e palestra com os cerca de 290 estudantes matriculados na Escola Municipal Padre Pedro, onde os alunos assumiram a responsabilidade de cuidar das novas árvores plantadas por eles na praça localizada em frente à instituição de ensino.

“Cada aluno recebeu uma placa, montada com material reciclável, para dar nome a árvore que plantou. Dessa forma queremos despertar neles o sentimento de compromisso com o meio ambiente. Explicamos para eles quais as espécies plantadas, qual o tamanho que elas podem chegar e como ela se desenvolve. Tudo isso para que eles se sintam inseridos nesse ambiente. Escolhemos a praça como ponto de plantio, porque além de arborizar um espaço público, conseguiremos garantir também que as crianças tenham uma proximidade maior com as árvores adotadas”, explica a palestrante e bióloga, Karine Lemos.

O Educador Ambiental, Cristóvão Nascimento, acompanhou a abertura da semana da árvores na escola e detalhou a metodologia utilizada para passar às informações aos estudantes.  “Realizamos uma palestra com o tema  de valorização à preservação das árvores, de forma a explicar para as crianças a importância conservar o meio ambiente, de uma forma simples, para que eles entendam. Os cuidados com as árvores, são muito importantes, pois sem elas há um desequilíbrio no meio ambiente e é isso que queremos que as crianças entendam. Realizaremos várias dinâmicas lúdicas, pois o nosso público é infantil, para que elas possam assimilar tudo o que foi dito”, detalha.

Na quarta-feira, 20, será a vez dos cerca de 195 estudantes matriculados na Escola Estadual Agda Fontes Ferreira, localizada no Marcos Freire I, participarem das atividades. “Nos unimos para celebrar essa data tão importante, pois entendemos que conscientizar as crianças e jovens é o melhor caminho para preservarmos o meio ambiente. Nosso intuito é transformar esses alunos em agentes multiplicadores, afinal todo conhecimento que eles adquirirem durante as palestras será repassado às suas famílias e amigos, espalhando essas informações e garantindo um meio ambiente mais saudável para todos”, afirma a secretária de Meio Ambiente, Aline Melo.

A diretora da Escola Padre Pedro, Jilmara Núbia de Oliveira Santana, exaltou a importância da realização das ações. “É uma excelente forma de conhecimento para os alunos, pois mostra na prática todo conhecimento que está nos livros. É uma oportunidade deles associarem à teoria à prática. Já trabalhamos esses temas diariamente nas salas de aula, mas hoje estamos oferecendo um reforço. É muito gratificante ver a alegria e satisfação deles em participar dessas atividades extraclasse, tão dinâmicas onde eles aprendem muito mais, através do lúdico”.

 

 

 

COMPARTILHAR