Na manhã desta terça, 21, secretários e servidores de Nossa Senhora do Socorro participaram de uma audiência pública sobre o Orçamento Municipal 2013. Na oportunidade, a empresa Consultoria, Assessoria e Contabilidade Pública (CAT) promoveu um debate sobre a importância da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei de Orçamento Anual (LOA), destacando a necessidade de planejamento e participação da comunidade no processo orçamentário da administração pública.
De acordo com o consultor Erivander Aquino Silva, é importante que a população participe de forma mais ativa da administração do município, apresentando propostas e sugerindo projetos. “Quem mais conhece as necessidades da sua cidade é a própria comunidade. Daí a importância de sua participação, porque é ela quem vai dizer do que precisa e a administração irá ouvir e se planejar para atender as demandas. É preciso que haja um equilíbrio entre receita e despesas e que tudo isso esteja no orçamento, pois na administração pública é necessário que tudo seja planejado”, disse.
No encontro, o secretário municipal da Fazenda, Carlos Américo, destacou o processo a ser seguido na administração pública para a destinação de recursos. “A administração só pode gastar o que está orçado. É um processo com três passos: empenho, liquidação e pagamento. É preciso seguir à risca para o cumprimento de todo o processo”, afirmou Carlos Américo.
Já o secretário municipal de Administração, José Menezes, ressaltou o conhecimento adquirido pelos participantes da audiência pública. “É importante porque cada secretário e os seus funcionários, ao ter conhecimento da legislação orçamentária, irá atender as demandas do setor de acordo com as limitações que o orçamento oferece”, disse.