A comunidade do conjunto Jardim, em Nossa Senhora do Socorro, reuniu-se na Escola Municipal Rosa de Saron na noite de sexta, 7, para o terceiro e último dia de audiências públicas sobre a destinação dos resíduos sólidos no município. Durante três noites, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, através da empresa M&C Engenharia, apresentou à população socorrense o diagnóstico da atual situação da localidade em relação aos resíduos. Na próxima etapa, que deverá ocorrer nos dias 21, 22 e 26 de fevereiro de 2013, serão apresentadas as estratégias de ação do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS).
Uma das sócias da empresa responsável pelo diagnóstico, Patrícia Carvalho, avalia como positivos os encontros com as comunidades. “Embora a presença do público tenha sido abaixo do esperado, podemos dizer que as participações foram bem proveitosas. O que mais nos chamou a atenção foi o fato de os próprios moradores reconhecerem que jogam o lixo em locais impróprios, embora ocorra esforço da administração municipal em manter a cidade limpa”, apontou Patrícia.
Para solucionar esse problema, segundo a consultora, deverá haver um reforço nas campanhas de educação ambiental já desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. “Nós já inserimos isso no plano, mas percebemos com esses encontros que deve existir uma campanha mais ampla. É preciso conscientizar os cidadãos que manter a cidade limpa reflete na qualidade de vida de todos”, avaliou.