Início Meio Ambiente Áudio: Debate do Cinform esquenta discussão sobre o lixo

Áudio: Debate do Cinform esquenta discussão sobre o lixo

54
0

O jornal Cinform realizou mais uma edição do 'Cinform Convida'.  Trata-se de um debate com profissionais e gestores sobre questões de interesse da sociedade e na noite de terça, 20, o tema abordado foi ‘Lixo: do retrocesso do aterro ao avanço da sustentabilidade’ e teve como debatedores: o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueria; o prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Fábio Henrique; e o secretário de Estado do Meio Ambiente – Adema -, Genival Nunes Silva, que foram intermediados pelo diretor de jornalismo do Cinform, o jornalista Jozailto Lima.

A seguir, estão disponíveis os áudios com as participações do prefeito Fábio Henrique e participações destacadas do secretário Genival Nunes, além da intervenção de moradores da área da Palestina. Os áudios poderão ser usados pelos profissionais de imprensa para veiculação ou decupagem.

Pergunta 01 – Quem certifica que o melhor modelo para a aplicação nos resíduos sólidos permanece o de aterro sanitário e não o da usinagem e beneficiamento desse lixo?


Pergunta 02 – Em virtude da gravidade do lixo e da importância de se adotar solução pára ele, é correto tê-lo como responsabilidade apenas para os municípios? Não seria necessário a responsabilidade do Estado e da União? Será que só cabe ao Estado e a União somente determinar o prazo para que até 2014 seja implantada a política de resíduos sólidos?

Pergunta 03 – É preciso que exista um aterro público ou é possível haver uma parceria com a iniciativa privada? E por que essa escolha por Socorro?

Pergunta 04 – A Prefeitura de Socorro, há mais de cinco anos, acreditou que a Palestina seria o melhor local para o aterro sanitário. Como fica essa situação agora? O documento assinado por vocês para a formação do consórcio afirma o quê?

Pergunta 05 – Qual o posicionamento do município de Nossa Senhora do Socorro para a construção desse aterro? Quais são as iniciativas da Prefeitura para minimizar a problemática dos resíduos sólidos?

Pergunta 06 – Essa decisão da Prefeitura de Aracaju tem provocado qual reação nos moradores da região da Palestina? E qual opinião do prefeito Fábio Henrique em relação a posição assumida pelo prefeito Edvaldo Nogueira?

Pergunta 07 – O que está realmente previsto no Consórcio assinado entre as prefeituras da Grande Aracaju? Está acontecendo algum debate com a população de Socorro sobre a questão do lixo?

Pergunta 08 – Existe um plano B para o caso do juiz federal negar que o lixo seja levado para Nossa Senhora do Socorro?

Pergunta 09 – Há possibilidade dos senhores, que estão envolvidos nessa situação, se sentem para chegar a um consenso?

Outras participações em destaque

Presidente da Adema, professor Genival Nunes – Qual o rito que se segue agora com o recurso da Prefeitura de Aracaju?

Presidente da Adema, professor Genival Nunes – Foram pedidos estudos complementares para aprovação desse projeto? E o por quê dessa reprovação?

Argumentação do líder comunitário Edson do Pai André

Argumentação do morador Edmilson, do Guajará


 

COMPARTILHAR