Atividades recreativas e educativas, apresentações artísticas e muito aprendizado este é o segredo do sucesso do Aulão Mais Saber, realizado nos dias 16 e 17 de outubro, nos turnos matutino e vespertino, no Centro Cultural Gilson Prado Barreto, em Nossa Senhora do Socorro.
Trata-se de uma iniciativa da Prefeitura Municipal, por meio das ações da Secretaria Municipal de Educação (Semed), por intermédio do Departamento de Gestão da Aprendizagem, que tem como objetivo preparar os alunos do 9° ano que farão a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
“O Aulão Mais Saber significa a preocupação da Semed com os alunos para que eles tenham um bom resultado não somente na prova do Saeb, mas uma boa preparação para enfrentar uma nova realidade na 1ª série do Ensino Médio ”, reconhece o prefeito, Padre Inaldo Luís da Silva.
Segundo a secretária Municipal de Educação, Josevanda Mendonça Franco, é importante que os alunos tenham essa preparação para o Saeb. “Em janeiro, a Prefeitura Municipal, por meio da Semed, realizará a Primeira Formatura Unificada do 9° Ano”, anuncia.
Aulão Mais Saber
O Aulão o Mais Saber atende a aproximadamente 400 estudantes. De acordo com a diretora do Departamento de Gestão de Aprendizagem, Andreza Mattos, o apoio dos técnicos, professores e equipe diretiva das escolas é de suma importância.
“Tanto o Aulão Mais Saber, destinado aos alunos do 9° ano, quanto a Gincana Mais Saber, para os discentes do 5° ano, foram ações propostas pelo chefe de gabinete da Semed, professor Pedro Santana. Abraçamos a ideia e mais uma vez foram ações exitosas”, explica a gestora.
Para a aluna da Escola Municipal Major João Teles, Any Caroline Teixeira, a iniciativa permite ampliar os conhecimentos. “Muito proveitosa a aula. É uma preparação também para os concursos, farei a prova do Instituto Federal de Sergipe (IFS)”, disse, ao elogiar a iniciativa.
O jovem Thauan Alves, aluno do 9° ano, da Escola Municipal José do Prado Franco, destaca que o Aulão Mais Saber é uma oportunidade para socializar com os colegas de outras escolas. “Gostei muito, é uma aula diferente”, parabenizou.
O professor de língua portuguesa da Escola Municipal Coronel Gentil Daltro, Fábio Santos, comenta que o Aulão Mais Saber fomenta o trabalho realizado nas unidades de ensino ao longo do ano. “É louvável a iniciativa da Semed, é importante esse contato com os alunos do 9° ano de outras escolas. Assim, promove a união e parceria entre estes discentes”, observa.
Saeb
O Saeb é composto por um conjunto de avaliações externas em larga escala. O principal objetivo é realizar um diagnóstico da educação básica brasileira. O Saeb 2019 vai avaliar a Educação Infantil (creche e pré-escola), o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. A aplicação, em todas as unidades da Federação, será entre 21 de outubro e 1º de novembro.
Por: Lívia Lessa
Fotos: João Brasil