Cerca de 80 membros de famílias beneficiárias do programa Pró-Moradia da comunidade Novo Horizonte, em Nossa Senhora do Socorro, participaram na tarde desta quinta, 12, da palestra inaugural relativa ao Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS). A atividade realizada na Escola Municipal Manuel Cunha, no Marcos Freire III, é coordenada pela Secretaria Municipal de Planejamento e promovida em parceria com as demais secretarias municipais, a exemplo da Secretaria Municipal de Obras.
Durante ação, a técnica Andrea Cardoso, da Secretaria de Obras, destacou a necessidade da participação da comunidade nas reuniões e das atividades socioeducativas e culturais que acontecem semanalmente nas quartas e quintas. Ela informou ainda que ao longo da realização do projeto, cuja duração é de mais de mais de um ano, estão programadas
palestras temáticas, cursos de corte costura, pintura em cerâmica, bombeiro hidráulico, arte culinária, entre outros.
“O sucesso das nossas atividades depende da presença de vocês. O projeto visa, além de ofertar conhecimento, promover a qualificação profissional dos moradores que não têm condições financeiras para arcar com os custos dos cursos que serão ofertados para a comunidade”, ressaltou.
Na programação da tarde, os membros da comunidade do Novo Horizonte participaram de palestras educativas sobre higiene pessoal e cuidados com alimentos. Na ocasião, a coordenadora da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, Clauderci Barbosa, falou das atividades realizadas pelo órgão de saúde sanitária, responsável pela fiscalização dos alimentos e da água consumidos pela população.
“A água que todos vocês consomem em casa é inspecionada pela Vigilância Sanitária. Nossas equipes coletam amostras da água e a Secretaria de Saúde encaminha para o laboratório que verifica se a água é apropriada para consumo”, informou Clauderci que também forneceu explicações sobre os procedimentos que devem ser adotados pelos participantes da palestra antes de consumir hortaliças e frutas. “A maioria das doenças que temos são adquiridas de alimentos contaminados”, avisou a coordenadora da Vigilância Sanitária.
Projeto
A realização do Projeto de Trabalho Técnico Social tem como objetivo acompanhar as famílias do Novo Horizonte, beneficiárias do programa Pró-Moradia. As ações visam à garantia de direitos sociais, por meio de informações para as famílias e demais pessoas interessadas. Entre as ações destaca-se o acompanhamento dos participantes através de atendimentos individual e familiar, realizados pelo técnico social executor e reuniões de caráter informativo e educativo sobre os direitos sociais da comunidade. O projeto também verifica o andamento das obras juntamente com a Comissão de Acompanhamento de Obras formada por moradores da comunidade, entre outros.