Início Notícias Brigada contra a dengue em Socorro trabalha a todo vapor

Brigada contra a dengue em Socorro trabalha a todo vapor

53
0

Em três dias de trabalho intensivo realizado no conjunto Albano Franco, a brigada contra a dengue da prefeitura de Nossa Senhora do Socorro visitou 2.904 domicílios, 111 terrenos baldios e borrifou 198 locais da região. Dos domicílios visitados, foram detectados focos de dengue em 41. Os dados são da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal da Saúde. “A maior dificuldade encontrada pelos agentes de saúde e endemias nesse trabalho de eliminação dos focos de dengue e orientação da população, foi encontrar domicílios fechados”, informou a coordenadora da Vigilância, Maysa Vieira. A intensificação do combate à dengue no Albano Franco foi encerrada nesta manhã, 26.

Segundo ela, na próxima semana a brigada voltará para o conjunto Albano Franco para tentar entrar nos domicílios fechados. “Como alguns moradores trabalham em Aracaju ou em outras cidades, estamos estudando a possibilidade de atuar nos domingos”. As estatísticas da Vigilância Epidemiológica de Socorro apontam ainda que no município, em 2010, foram detectados 72 casos com suspeita de dengue. Desses, apenas sete foram confirmados. O que mantém o município de Socorro na lista das cidades sergipanas com índice de infestação predial mais baixo.

“No conjunto Albano Franco identificamos duas crianças com suspeita de dengue. Elas foram internadas no Hospital Pediátrico, da Secretaria de Estado da Saúde, em Aracaju, e já foram liberadas. Mas, a doença ainda não foi confirmada”, disse. A coordenadora da Vigilância Epidemiológica explicou que o município de Socorro conta com oito laboratórios para a coleta de amostras de sangue para detecção da dengue. Esses exames são enviados para o Laboratório Central (Lacen), em Aracaju. “E os resultados saem com uma média de 15 dias. Então, somente após isso é que vamos confirmar se essas duas crianças estão mesmo com dengue”, concluiu.

De acordo com Maysa Vieira, a próxima região a ser visitada pelas equipes de agentes de saúde e endemias é a do Marcos Freire. “O trabalho de combate à dengue está sendo realizado em todo município, concentramos-nos no Albano Franco nesta semana porque lá ainda era preciso fazer um diagnóstico da situação real”, esclareceu. Todos os profissionais do Programa de Saúde da Família (PSF) – quatro equipes -, cerca de 25 agentes de saúde e endemias do PSF; e 75 profissionais da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), entre agentes e supervisores, compõem a brigada de combate à dengue em Socorro.

COMPARTILHAR