O Centro de Atendimento Psicossocial (Caps) Marta Barreto realizou nesta quinta-feira, 24, em um condomínio no bairro 13 de Julho, na capital, o Dia do Cuidador, para os servidores da unidde. O evento tem como objetivo cuidar da saúde daqueles que se dedicam à saúde dos outros. “Durante todo o dia, os servidores se reúnem e fazem algumas atividades para se distraírem e esquecer um pouco dos problemas que o cotidiano traz para todos nós”, destacou a coordenadora da Saúde Mental de Socorro, Elizabeth Ferreira.
A diretora do Caps Marta Barreto, Edjane Mendes, falou da importância desse entretenimento para ela e seus servidores. “É um momento terapêutico, onde relaxamos, temos atividades, brincamos, interagimos como forma de melhorar o relacionamento e de esquecer um pouco dos problemas do trabalho e familiares. Amanhã, voltaremos a nossa rotina com mais vontade de ajudar o próximo”, disse Edjane.
“Trabalhamos com transtornos mentais dos outros e acabamos de alguma maneira deixando que aqueles problemas entrem na nossa vida particular, em muitas ocasiões nos deixando um pouco abalados. Então ,com esse dia dedicado a nós, funcionários, temos a oportunidade de conversar, dar gargalhadas, brincar e esquecer um pouco dos problemas do nosso trabalho”, declarou a Assistente Social Terezinha da Costa.
Para a pedagoga da mesma instituição, Simone Andrade, o dia do cuidador serve para aumentar a auto estima dos profissionais que assistem os usuários do Caps. “O primeiro passo é aprender a cuidar do cuidador, pois ele precisa está psicologicamente bem para trabalhar com os usuários. E esse dia serve para isso. Aqui acontece a interação, a reflexão e a união entre a equipe se consolida, então, é de extrema importância esse dia”, comentou a pedagoga.