Início Cultura Carnaval 2023: blocos de rua movimentaram Nossa Senhora do Socorro neste final...

Carnaval 2023: blocos de rua movimentaram Nossa Senhora do Socorro neste final de semana

63
0

O retorno da folia de rua em Nossa Senhora do Socorro movimentou, neste final de semana, ruas e avenidas do município. Este ano, no primeiro carnaval sem restrições desde a crise da Covid-19, dezenas de blocos carnavalescos, organizados pela população, levaram alegria aos foliões socorrenses. Com o apoio da Prefeitura de Socorro, o público se divertiu ao som das tradicionais marchinhas carnavalescas.

As vestimentas e os adereços coloridos, típicos deste período, comprovaram que este momento foi bastante aguardado pela população. Não é à toa que o carnaval é considerado a maior festa cultural do Brasil e uma das maiores do mundo. “Sempre que posso estou aqui no bloco das virgens que por sinal é maravilhoso, babadeiro, que reúne milhares de pessoas da comunidade. Confesso que estava com saudade”, declarou o decorador, Davi Santos. 

Para o prefeito Padre Inaldo, os bloquinhos do município são marcados pela diversidade e por mobilizar milhares de famílias, que entram na brincadeira do carnaval. “Passar pela pandemia foi muito difícil para todos nós e chegar nos bloquinhos e se deparar com a alegria das pessoas não tem preço. Hoje, por exemplo, aqui no Marcos Freire 3 estamos vendo essa belezura de bloco, de pessoas brincando e festejando o carnaval na paz com a família mostra que o carnaval é das famílias, é da criança, é do jovem, é do adulto e do idoso”, disse. 

Rosemberg Leite é um dos organizadores do primeiro bloquinho da comunidade da Volta da Pedra, no conjunto Fernando Collor. Ele conta a importância da Prefeitura incentivar e apoiar a festa. “Esse é o nosso primeiro carnaval e o apoio da Prefeitura foi fundamental para que essa festa acontecesse. Só temos a agradecer porque é um momento que traz felicidade para os moradores e dessa forma fortalece a cultura no nosso município”, revelou. Na comunidade, o público também festejou ao som da Banda Oz Bacanas. 

Para garantir a plena realização da festa, a Prefeitura montou uma força-tarefa composta pela Guarda Municipal de Socorro (GMS), Defesa Civil, Vigilância Sanitária, Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e as Secretarias Municipais de Saúde (SMS), Meio Ambiente (Semma), Cultura (Semcult), Infraestrutura (Seminfra) e Comunicação Social (Secom). “Cada comunidade tem uma realidade diferente, mas todos possuem características semelhantes porque todos são marcados pela paz, pelo amor e pela alegria, mas pra isso acontecer nós fizemos uma reunião logística para levar todo apoio da SMTT e da Guarda Municipal, além da bandinha de frevo que percorreu várias localidades de Socorro para levar alegria ao nosso povo”, disse o secretário de Cultura, Natan Reis. Somente este ano, a Semcult recebeu 30 solicitações de apoio logísticos de bloquinhos de rua.

COMPARTILHAR