Início Educação Cecane/UFBA traz assessoria técnica para representantes da merenda escolar de Socorro

Cecane/UFBA traz assessoria técnica para representantes da merenda escolar de Socorro

51
0

Na manhã desta segunda, 25, representantes das secretarias de Educação, Agricultura e Saúde reuniram-se com os representantes do Centro Colaborados em Alimentação e Nutrição Escolar (Cecane) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) para a apresentação da equipe que irá passar quatro dias no município prestando assessoria para uma melhor execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Além disso, a equipe irá avaliar em que estágio está a aquisição de gêneros da agricultura familiar, quais as dificuldade e como facilitar este processo. O encontro aconteceu na sede da Secretria Municipal de Socorro.

A assessoria técnica do Cecane ficará no município até a próxima quinta, 28, visitando as escolas para verificar a estrutura física e as condições da merenda escolar de Socorro. “Vamos desenvolver diversas atividades  com os vários atores,  como secretaria de Educação, nutricionistas, conselheiros, merendeiras, diretores de escola, visando a melhor execução do programa no município. E verificar como está a inclusão da agricultura familiar já que os alunos precisam de uma alimentação saudável, com frutas, verduras, legumes sem agrotóxicos. Todos os municípios do Brasil recebem esses recursos para a alimentação e formamos esse convênio para prestar apoio técnico e operacional”, informou a agente do Cecane, Ana Cristina.

O secretário de Educação, Carlos Cunha, fala sobre o encontro. “Esta parceria entre a equipe do Cecane com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação é de grande importância para os municípios. Eles estão vindo prestar assessoria técnica aos que trabalham com alimentação escolar na rede municipal de Nossa Senhora do Socorro. E mais importante ainda é essa participação da Secretaria de Agricultura, pois pelo menos 30% da merenda escolar deve ser adquirida da agricultura familiar e, neste caso, temos que incentivar a inclusão no nosso município. Agradeço também a presença da vigilância sanitária do município e do Conselho de Alimentação Escolar”, disse.

“O encontro traz conhecimento para os conselheiros de como movimentar toda a merenda escolar nas escolas. É um grande aprendizado, pois não temos o conhecimento preciso de como manipular a merenda escolar. Apesar de Socorro já ser um exemplo para o estado de Sergipe quando o assunto é merenda escolar precisamos cada vez mais de encontros como esse”, destacou o conselheiro presidente do Conselho de Alimentação Escolar, Jorgival Fernandes.

COMPARTILHAR