Nos últimos anos, a geração de empregos tem sido uma das preocupações das administrações municipais de Nossa Senhora do Socorro. Isso tem se refletido na implantação de novos empreendimentos na cidade, que tem criado postos de trabalho principalmente para a população local. Um dos exemplos disso é a Cerâmica Serra Azul, que começou a funcionar plenamente no mês de agosto, com geração de 100 empregos diretos e mais 100 indiretos.
A cerâmica faz parte do grupo Carmelo Fior, de São Paulo, e é a terceira unidade no Brasil. A ideia de investir em Sergipe surgiu em 2009, com a oportunidade apresentada pelo conselho da empresa, que já comercializava parte da produção para as regiões Norte e Nordeste. Foram analisadas as condições de diversos Estados, mas foi a menor unidade do Brasil a escolhida. A instalação contou com o apoio da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado de Sergipe – Codise.
"Na cidade de Cordeirópolis, em São Paulo, temos duas unidades, denominadas Carmelo Fior e Unidade II. A terceira unidade, a Cerâmica Serra Azul, está na cidade de Nossa Senhora do Socorro", destaca o assessor da direção, Vilmar José Levignali. A unidade sergipana está localizada no Distrito Industrial de Socorro e deu os primeiros passos para o seu funcionamento no início do mês de agosto. "Iniciamos o aquecimento do forno no dia 1º, e as primeiras produções foram efetivadas no dia 9. Já a estabilidade do processo de produção ocorreu entre os dias 11 e 15", explica o representante.
Inicialmente, a Cerâmica Serra Azul Ltda. fabricará os produtos da marca Arielle e contará com apenas uma linha de produção, com capacidade para 650.000 m² de pisos e revestimentos cerâmicos esmaltados por mês. Entretanto, o projeto prevê uma unidade com quatro linhas de produção e uma capacidade produtiva de 2.600.000 m² por mês. Com a aquisição da segunda linha, deverão ser gerados mais 60 empregos diretos. Para os próximos quatro anos, a previsão é que sejam empregadas em torno de 300 pessoas.
Histórico
A Cerâmica Serra Azul Ltda. pertence às empresas Carmelo Fior, que tem sede na cidade de Cordeirópolis, interior do Estado de São Paulo. A origem do grupo está em 1941, quando Carmelo Fior, pai do atual presidente da Cerâmica Carmelo Fior, adquiriu naquele município uma olaria em estado decadente. Em cinco anos, Carmelo Fior reergueu a olaria, transformando-a em uma sólida empresa, a Cerâmica Santo Antoninho.
Itamar Arrais Fior, filho único de Carmelo Fior, desde jovem atuou ao lado do pai, auxiliando-o na produção e na administração da Cerâmica Santo Antoninho. Em maio de 1989, Itamar Arrais Fior e seus três filhos criaram a Cerâmica Carmelo Fior Ltda., lançando no mercado a marca CECAFI. Era o início de uma história de sucesso e a geração de 100 empregos diretos no município de Cordeirópolis, no Estado de São Paulo.