Com proposta elaborada pela Secretaria Municipal da Educação (Semed) e aprovada pelo Governo Federal, a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro implantará no município, o Programa Segundo Tempo Padrão (PST), desenvolvido pelo Ministério do Esporte, em parceria com os entes federados. Em Socorro, cerca de 500 alunos da rede municipal de ensino serão beneficiados pelo programa.
“O objetivo do Segundo Tempo é de democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte educacional, promovendo o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, entre os 06 e 17 anos, para promoção da cidadania e melhoria da qualidade de vida. O programa prioriza aqueles que se encontram em áreas de vulnerabilidade social e, preferencialmente, que estejam regularmente matriculados na rede pública municipal de ensino”, explica o diretor de planejamento escolar da Semed, Uílder Celestino.
Ainda segundo o diretor a previsão da Semed é que o programa comece a ser executado a partir de janeiro de 2018. “Tudo depende da chegada dos repasses dos recursos do Ministério do Esporte. Mas nossa pretensão é iniciar o programa no início do próximo ano. Ele será executado durante 24 meses e beneficiará crianças e adolescentes com as modalidades esportivas de atletismo, handebol e futsal. Com o recurso federal, também compraremos todo o material esportivo e os uniformes dos alunos”, afirma.
Para desenvolver as ações do programa no município, a Semed tem a pretensão de implantar cinco núcleos esportivos em Socorro. “Na proposta enviada ao Ministério do Esporte, pleiteamos cinco núcleos esportivos contendo em cada um deles, um professor de educação física ou esporte, juntamente com um acadêmico da área. O funcionamento dos núcleos serão de segunda a sexta, e os alunos matriculados realizarão as atividades esportivas no turno contrário ao de suas aulas. Nosso objetivo é oferecer condições pedagógicas adequadas para a prática esportiva”, finaliza.