Início Assistência Social CMDCA realiza a 12ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente

CMDCA realiza a 12ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente

47
0

Nossa Senhora do Socorro realizou sua 12ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, no auditório do Centro Estadual Profissionalizante Professora Neuzice Barreto, nesta quarta-feira, 14. Representantes de diversos segmentos ligados à criança e adolescente debateram e definiram propostas tendo como foco o tema central: “A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de Covid-19: violações e vulnerabilidade, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”.

A 12ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente foi organizada pela Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas) e do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA). Para o prefeito do município, Padre Inaldo, o evento possibilita que as crianças e adolescentes debatam e contribuam para a construção de políticas públicas. “Essa Conferência trás toda a presença de um projeto que já tem sido desenvolvido no município, mas um projeto que precisa ser avaliado continuamente e com esse evento, as crianças e adolescentes têm oportunidade de contribuir”, destacou.

Durante a Conferência, os participantes buscaram construir propostas com foco na reparação dos danos causados pela pandemia da Covid-19 na realidade dos crianças e adolescentes. “A pandemia foi um período longo em que crianças, adolescentes e seus familiares passaram por várias situações de vulnerabilidade social, e nós, a rede de enfrentamento, precisamos de fato garantir a prioridade absoluta que está expressa lei”, ressaltou o presidente do CMDCA, Aloisio Júnior, que representa, no CMDCA, a sociedade civil pelo Conselho Regional de Serviço Social (CRESS).

Participaram do debate pessoas inscritas, representantes de diversos públicos previstos no regimento da Conferência Municipal, com destaque ao protagonismo das crianças e adolescentes. Para a secretária da Smas, Michelle Marry, realizar a Conferência em uma instituição de ensino da rede pública possibilitou aos jovens do município uma participação mais ativa. “Nós já realizamos serviços contínuos voltados para a área da criança e adolescente ao longo do ano e a Conferência é a cominância de todo esse processo”, informou.

A programação contou com a palestra da presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA), Elayne Passos, além da separação e discussão dos eixos temáticos, a apresentação e votação de propostas para a Conferência Estadual e, por fim, a eleição de delegados para participarem da Conferência Estadual.

Entre os delegados e suplentes escolhidos que irão representar o município na Conferência Estadual, estão membros do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, do Conselho Tutelar municipal, de movimentos sociais, da rede municipal de atendimento da assistência social, além de crianças e adolescentes.

O evento também contou com uma apresentação da Camerata de Teclados dos usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de Socorro. E marcaram presença no evento a deputada estadual eleita Carminha Paiva, o promotor da 2ª Promotoria Distrital de Nossa Senhora do Socorro, Sandro da Costa e os conselheiros tutelares de Socorro.

 

COMPARTILHAR