Nesta sexta-feira, 18, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), com o apoio da Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e da Secretaria Municipal de Trabalho (Semtrab), e do Instituto dos Direitos do Povo do Estado de Sergipe (IDPESE), realizou a 42ª Edição do Cadastramento de Pessoas com Deficiência de Nossa Senhora do Socorro.
A ação aconteceu na Paróquia Rosa Mística, no Conjunto Jardim, e atendeu a demanda de cadastro e recadastro de pessoas com deficiência da localidade, no sistema do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).
Samuel Fernandes, presidente do CMDPD, explicou que além da atualização de dados do CadUni, os participantes também puderam realizar consulta de NIS e deixar currículos para vagas de emprego. “Com a pandemia nós tivemos que dar uma pausa na busca ativa para evitar aglomerações, mas agora estamos voltando aos poucos. Essa é uma ação muito importante na luta dos direitos das pessoas com deficiência e voltaremos a realizá-la todos os meses”, explicou.
Maria Valdirene, doméstica de 46 anos, tem um marido com deficiência. “Meu marido tem diabetes há quase quinze anos e por consequência da doença ele precisou amputar um dos pés. Essa ação veio em boa hora, meu marido não consegue mais emprego e eu preciso cuidar dele, então eu vim atualizar os dados do cadastro. Parabenizo pela iniciativa”, disse.