Administrado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Governo do Estado inaugurou, na tarde desta quinta-feira, 17, a ampliação da Ala Vermelha do Hospital Regional José Franco Sobrinho (Zé Franco), que passou por reforma em sua estrutura, bem como também foi entregue a ampliação de algumas outras alas. A solenidade contou com a presença do prefeito do município, Padre Inaldo, do secretário de Estado da Saúde, Walter Pinheiro, do secretário municipal de Saúde, Enock Ribeiro, dentre outras autoridades.
Foram entregues a ampliação da capacidade do eixo crítico (área vermelha – estabilização) do Pronto-Socorro, passando de três para oito leitos; a reforma do Centro Cirúrgico, com a introdução de mais uma sala cirúrgica, totalizando três; além de uma sala de repouso de enfermagem do Centro de Esterilização de Material. Também foram entregues aparelhos de Raio X portátil e digital, além do Raio X digital fixo. Os novos leitos da Ala Vermelha representam um aumento de 170% da capacidade de atendimentos a pacientes críticos. Com a ampliação do centro cirúrgico do Hospital haverá um aumento de 33% da capacidade de atendimento à população. Ainda durante a solenidade foi anunciado a continuação da modernização do parque tecnológico da unidade.
Por estar localizado em Nossa Senhora do Socorro e receber um número considerável de socorrenses que buscam atendimento na unidade, o prefeito comemorou a chegada de mais um reforço na área da saúde. “Essa ampliação e, consequente, as melhores condições que o Governo trás tanto para os servidores do hospital, como para a população de Socorro e para a região, tem um grande significado. São anos e anos que a população ansiava por esse serviço e nós, enquanto gestão e moradores de Socorro, agradecemos ao Governo do Estado por olhar pelo Zé Franco e melhorar as condições para que o nosso povo receba um melhor serviço”, declarou.
O governador Fábio Mitidieri acredita veementemente que os novos leitos irão proporcionar maior e melhor qualidade no atendimento, já que o hospital é a segunda maior unidade regional do Estado, abrangendo cerca de 338 mil habitantes, distribuídos em 12 municípios que integram a rede de Saúde Estadual de Socorro. “É um momento importante para a saúde de Socorro e toda a região, já que o Zé Franco é um hospital que atende a vários municípios. Hoje não só anunciamos a modernização do parque tecnológico, como inauguramos a ampliação da Ala Vermelha, que chega a 170%. Vamos fazer com que possamos atender melhor a população, com estrutura que está sendo feita aqui, para darmos mais conforto e melhorar o serviço prestado”, revelou.
Compondo o eixo crítico do Zé Franco, a Ala Vermelha conta com monitores multiparâmetros, camas elétricas, bombas de infusão, aparelho de ultrassonografia moderno, com transdutor para realização de ecocardiograma, além da modernização do parque tecnológico da unidade. Todo investimento feito no Zé Franco gira na casa dos R$3 milhões.
Homenagem
A nova Ala Vermelha – Eixo Crítico recebeu o nome de Iza Conceição Léo do Prado, uma homenagem à mulher de personalidade forte, prática e independente. Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Iza atuou por mais de 20 anos na área de gestão de saúde no Estado. Em Socorro, foi superintendente do Zé Franco, onde ficou por quatro anos. Ela faleceu no dia 27 de março, deixando saudades aos familiares, amigos e colegas de trabalho.