Presente na formação, o prefeito Padre Inaldo destacou a importância dessa ação e do trabalho das merendeiras para a obtenção da boa qualidade na merenda escolar
Prezando pela excelência na qualidade da alimentação escolar da rede municipal do ensino, a Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), promoveu, na manhã desta terça-feira, 06, o I Encontro de Merendeiras do município com a finalidade de capacitá-las acerca da manipulação da merenda escolar. Em média, 70 merendeiras participaram da formação.
Durante o encontro, o prefeito Padre Inaldo destacou a importância da boa qualidade na merenda escolar e das ações que estimulam o trabalho em equipe. “Nós precisamos de cada uma das merendeiras para realizar um trabalho de excelência para nossas crianças, pois são elas que lidam diretamente com a refeição dos alunos. A importância dessa capacitação é, além de aperfeiçoar as atividades que elas fazem, valorizar o trabalho que elas desempenham, pois a qualidade da alimentação também depende do amor que elas dedicam diariamente nas escolas”, enfatizou.
Segundo a secretária da Educação, Marieta Barbosa, essa capacitação é uma prática inovadora realizada pela Prefeitura de Socorro. “Hoje é um dia de formação técnica para as merendeiras da rede municipal de ensino, mas também é um dia de interação e relaxamento para que elas se conheçam melhor e possam compartilhar as boas práticas. Hoje também elas irão fazer uma atividade prática, uma receita nova que estamos inserindo no cardápio. Nós estamos muito satisfeitos com essa formação, pois foi uma ação inovadora para o município e nosso objetivo é manter esses encontros, porque eles contribuem para a melhoria da alimentação escolar”, afirmou.
Para a diretora de gestão escolar e controle social, Rachel Sobral, “o propósito é reunir todas as merendeiras para um treinamento, a fim de aperfeiçoar o trabalho delas; explicar como preencher as planilhas do guia de normatização dos processos da alimentação escolar, instituído por portaria no primeiro semestre de 2017; explicar sobre o controle de estoque, as fichas técnicas para elas entenderem como é que preparam os alimentos, qual é quantidade que elas vão usar, entre outras coisas. Nosso objetivo é valorizar o trabalho delas, pois sabemos que a alimentação escolar influencia o desempenho dos alunos em sala de aula”, destacou.
Aprovando a iniciativa da Prefeitura, a merendeira Vera Lúcia estava atenta a todas as orientações passadas pelas técnicas da Semed. “É muito importante ter essas ações, porque nos ajudam a desenvolver melhor nosso trabalho. Além disso, passamos a conhecer outras merendeiras e isso faz com que possamos trocar experiências e nos conhecer melhor. Está sendo muito proveitoso cada momento. Achei muito válida essa iniciativa”.
Por: Isadora Pinho
Fotos: Edilson Menezes