Na manhã desta segunda-feira, 12, Prefeitura de Socorro realizou através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), um evento para celebrar o Dia Mundial do Combate ao Trabalho Infantil, a cerimônia foi realizada no Centro Cultural, localizado na sede do município.
De acordo com a secretária adjunta da Smas, Aida Santana, Socorro ainda apresenta um número elevado de crianças e jovens que trabalham em feiras livres e não frequentam escolas, pratica esta que vem sendo combatida diariamente pela gestão municipal. “O Brasil inteiro neste momento busca formas de combater a exploração do trabalho infantil. Nós temos que lutar para erradicar todas as formas que envolvem essa prática tão nociva ao desenvolvimento das crianças e adolescentes”, explica Aida.
Para combater esse ato, a Smas está realizando um trabalho em todo município, a fim de identificar e buscar as crianças e jovens que estão sendo exploradas, através de busca ativa e diária. “Nós temos equipes de abordagem em várias localidades e em pontos estratégicos, dispostas dessa forma com o objetivo de trazer esses jovens cidadãos para as oficinas realizadas na Tenda, como: capoeira, karatê, circo, dança, além de acompanhamento das famílias, com assistentes sociais”, ressalta Aloísio Júnior, Técnico de referência da Smas.
“Lugar de criança é dentro da sala de aula. A Smas está fazendo um belíssimo trabalho, que é ir ao encontro delas, nas feiras livres, supermercados, em setores onde elas estão sendo exploradas. Tudo para que essas crianças possam conquistar um futuro feliz, aderindo qualidade de vida”, destaca o prefeito Padre Inaldo.