A Escola Estadual Professor Antônio Fontes Freitas, no Marcos Freire I, em Nossa Senhora do Socorro, recebeu na noite de quarta, 7, representantes das secretarias municipais de Planejamento e Assistência Social e da comunidade para mais uma oficina de mobilização acerca do ‘Projeto Praça de Esporte e Cultura (PEC). O objetivo do encontro é esclarecer a comunidade sobre sua função de agente participativo das ações da praça.
“As oficinas de mobilização da PEC, realizadas na comunidade onde será construída a praça, buscam incentivar a população a atuar como sociedade civil na preservação do patrimônio público. Dessa forma, ela age juntamente com o poder público para que os equipamentos da praça sejam preservados e proporcionem melhorias para a comunidade", explica a assistente social Aricelma Paes de Mendonça Marques.
A Praça do Esporte e da Cultura, que é uma ação interministerial que envolve as pastas da Cultura, do Esporte, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Justiça e Trabalho e Emprego, possui um diferencial em relação às demais por integrar, num mesmo espaço físico, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital. “Com isso, busca-se promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social das cidades brasileiras”, apontou Aricelma.
No município de Nossa Senhora do Socorro, a praça dos Esportes e da Cultura estará situada entre as ruas 6, 8 e 9 do conjunto Marcos Freire I. A área geral da praça será de 4.000 m2, com área construída de 3.000 m2. O empreendimento compreenderá salas multiuso, Centro de Referência em Assistência Social (Cras), equipamentos esportivos, pista de caminhada, biblioteca, salas de inclusão digital, playground, bicicletário, banheiros, quadra coberta, entre outras coisas.