Nesta quinta-feira, 28, o município de Nossa Senhora do Socorro esteve mobilizado na Conferência Municipal de Juventude, realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Juventude (Semjuv). O evento, que teve como tema central ‘Reconstruir no presente, construir no futuro: desenvolvimento, direitos, participação e bem viver’, foi realizado em dois momentos: pela manhã na Comunidade de Atendimento Socioeducativo Masculina (Casem) e no período da tarde na Praça da Cultura.
A primeira ação esteve voltada para os jovens internos do Casem, local em que foi realizada uma roda de conversa enriquecedora que debateu sobre a cultura da juventude nas periferias, e uma oficina de capoeira com o Grupo Sete Quedas, animando os jovens e proporcionando um ambiente mais leve. A ideia também foi incentivá-los a construir uma nova vida e motivá-los a lutar por seus direitos.
O principal objetivo da conferência foi debater políticas públicas com a juventude e garantir que elas sejam mais inclusivas, eficazes e relevantes para os jovens. “Nós estamos tratando do presente e do futuro dos nossos jovens, por isso nada mais justo que envolvê-los nesse processo que busca por melhorias para a vida deles. Estamos aqui para escutá-los, para ouvir suas ideias e trabalhar para que possamos colocá-las em prática”, declarou o prefeito Padre Inaldo.
A iniciativa da Secretaria de Juventude em promover a conferência foi elogiada pelo secretário-executivo do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), Matheus Diniz, que esteve presente nos dois momentos. “Certamente essa experiência aqui é tão exitosa que deve se tornar uma referência para outros Estados, para o Governo Federal e certamente, como membro do Governo Federal, contribuindo para levar essa experiência para outros lugares”, garantiu o secretário.
Já no período da tarde, o debate foi ampliado com temas que trataram sobre emprego, saúde mental, cultura e esporte, com o objetivo de viabilizar uma maior consulta pública com a participação da sociedade, em busca de construir ações coletivas para a juventude. Para descontrair e trabalhar a inclusão, a conferência contou com break, discotecagem, capoeira, produção de currículo, futebol de rua e fechando com chave de ouro o show com MC Pardall. “Nós discutimos vários temas com a nossa juventude, construímos políticas públicas. Além disso, estamos elegendo os delegados para a conferência estadual”, disse o secretário de Juventude, Júnior Trindade.
Para o estudante Kaylan Souza do Colégio Estadual Professor Antônio Fontes Freitas, “esse grande encontro representa muito a nossa sociedade e nos deixa feliz de saber que nosso estado está junto com a gente”.
O evento contou com a parceria de diversas secretarias, a exemplo, de Trabalho, de Meio Ambiente, da SMTT e da Guarda Municipal.